Grasiel Grasel
[email protected]
Em uma manhã repleta de palestras que podem ditar o futuro do Rio Grande do Sul, na última sexta-feira, dia 9, ocorreu mais uma edição do Tá na Hora, evento de integração, desenvolvimento e networking empresarial da Associação Comercial e Industrial (ACI). Na oportunidade, cinco secretários do Estado, Ruy Irigaray, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luis Lamb, secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Claudio Leite Gastal, secretário de Estado de Governança e Gestão Estratégica, Bruno Vanuzzi, secretário Extraordinário de Parcerias do Estado, Artur Lemos, secretário de Estado de Meio Ambiente e Infraestrutura e Eduardo Cunha da Costa, Procurador Geral do Estado palestraram sobre os rumos que o governo está tomando para desenvolver sua economia. Com presença confirmada previamente, o governador Leite não pôde comparecer, mas mandou um vídeo como compensação.
Foram abordados no encontro os temas Desenvolvimento Econômico e Turismo, Inovação e Tecnologia, Gestão e Governo 4.0, Infraestrutura e Sustentabilidade, Programa RS Parcerias e Segurança Jurídica. Cada secretário participou das palestras e contribuiu com os assuntos de acordo com as competências de sua pasta.
Cumprindo agenda no início da manhã em Frederico Westphalen, o governador Eduardo Leite acabou não conseguindo se deslocar a tempo devido às condições climáticas do dia. Em um vídeo enviado à organização do evento ele pediu desculpas pela ausência e citou reformas que o governo vêm trabalhando para superar a crise fiscal, assim como “parcerias com o setor privado para viabilizar investimentos que melhorem as estradas, rodovias e aeroportos que deem melhores condições de escoar a produção que o nosso povo tem talento e capacidade de fazer”, disse ele.
Embora a ausência de Leite tenha sido desconfortante, o presidente da ACI, Lucas Rubinger, viu positividade ao final do evento devido a presença dos representantes de pastas importantes do governo do Estado, “a presença deles aqui foi muito importante, muito esclarecedora para nós empresários para que a gente tenha uma perspectiva do que vai ser o Rio Grande do Sul durante essa gestão do governo”, explica Rubinger.
O Tá na Hora é realizado tradicionalmente na segunda semana do mês, nas segundas-feiras, mas desta vez o evento foi na sexta para integrar a programação do Fórum Itinerante Rumos do Rio Grande para o Desenvolvimento Econômico Sustentável, que visa propor uma agenda positiva para apresentar as ações do governo gaúcho através de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.














