Guilherme Athayde
[email protected]
Comemorado oficialmente no dia 30 de junho, a Brigada Militar realizou nesta segunda-feira, 10, a cerimônia que marcou o 19º aniversário do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP).
Uma cerimônia em frente ao prédio do Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISP), no bairro Arroio Grande, marcou a celebração, que teve a presença do Comandante-Geral da instituição, o Coronel Andreis Sílvio Dal’Lago, e do sub-comandante geral da BM, coronel Mario Ikeda.
Também foi inaugurado o espaço que será utilizado pelo Pelotão de Operações Especiais (POE), na estrutura do CISP, e o espaço do Canil do CRPO, construído aos fundos do prédio, na Avenida Euclydes Kliemann em Santa Cruz do Sul.
O dia também foi de homenagens. Mais de 30 pessoas da comunidade, entre oficiais da ativa e da reserva da BM, além de demais representantes da sociedade, foram agraciados com medalhas em reconhecimento aos serviços prestados ao CRPO, em forma de apoio às ações do Comando Regional. Já os ex-comandantes regionais também receberam certificados em homenagem pelo trabalho prestado.

Em seu discurso na cerimônia de aniversário do CRPO, o Comandante-Geral da BM ressaltou o espírito de apoio da comunidade santa-cruzense em prol da segurança pública. O Coronel Andreis parabenizou o Comando Regional do Vale do Rio Pardo pelos seus resultados positivos no combate à violência, “fazendo de Santa Cruz e Região um exemplo para o Estado”.
O comandante da BM gaúcha falou também sobre a importância do projeto do CRPO, em realizar o “cercamento eletrônico” da região do Vale do Rio Pardo, através do monitoramento de imagens de câmeras de segurança que serão instaladas nos municípios de atuação do Comando Regional. Uma central de monitoramento eletrônico será instalada no quartel do CRPO em Santa Cruz e será utilizada por diferentes forças de segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
“Como se reproduzem imagens inteligentes, ou seja, se um veículo que passar pela câmera for projeto de furto ou roubo, irá soar um alarme na sala de operações, e até leitura facial, nós estamos buscando esse nível, e essa tecnologia existe, apenas o Estado tem que fazer ajustes para permitir o acesso a todo um banco de dados”, frisou o Coronel Andreis. Ele salientou também que o problema de efetivo da Brigada Militar gaúcha também está começando a se resolver com a inserção de mais de 1.500 policiais em um período de doze meses.
“Depois de muito tempo, conseguimos fazer com que o número de policiais que se aposentam e deixam as fileiras da Brigada seja menor do que o número de novos soldados que se incorporam à instituição”, comemorou o oficial.
Após a cerimônia, o Comandante Regional, coronel Valmir José dos Reis, apresentou as instalações do CISP aos oficiais do Comando Geral.














