Início Polícia Segurança na região deverá aumentar

Segurança na região deverá aumentar

Soldados que se destacaram receberam homenagens

Grasiel Grasel
[email protected]

A tarde da última sexta-feira, dia 2, foi de muita emoção em Rio Pardo. Com o Ginásio Paulo de Cezar Castro lotado, ocorreu a formatura de um novo grupo de 140 policiais da Brigada Militar, que realizavam o curso preparatório desde dezembro do ano passado e agora receberam o boné branco que simboliza a sua entrada no efetivo da corporação. A expectativa é que destes, pelo menos 10 sejam alocados em Santa Cruz do Sul.
O evento também foi marcado pela presença de autoridades como deputados estaduais e também o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que foi um dos nomes que entregou condecorações aos PMs que se destacaram nos treinamentos. De acordo com ele, os policiais também devem atender a demanda de uma maior segurança em pequenos municípios. “Acredito que na própria região aqui temos pequenos municípios que ainda não tenham PMs e vão ter a partir de agora. Com certeza a região deverá ser contemplada, isso tudo dentro dessa estratégia técnica de alocação”, aponta Ranolfo.

Nayara comemora a formatura com as novas colegas brigadianas

Os novos policiais que agora compõe o quadro de servidores públicos do estado passaram por um concurso público que contou com mais de 43 mil inscritos, sendo muitos deles de diversos cantos do país, como é o caso de Nayara Lemes de Campos, 23 anos, de Belo Horizonte, Minas Gerais. “Eu planejo uma carreira na Brigada, pretendo crescer hierarquicamente dentro da instituição, que nos possibilita isso, um crescimento profissional”, conta. De acordo com a jovem, ela não via a mãe há quase um ano e a emoção foi grande em tê-la presente para prestigiar a formatura. 
Perguntada sobre a realidade de ser uma das muitas mulheres dentre o grande número de homens, a nova brigadiana explica que na corporação não existem diferenças de sexo, cor ou etnia. “A partir do momento que eu entrei na Brigada não me enxergava mais apenas como mulher, mas sim como militar, nós éramos tratados da mesma forma que os guris, não tinha nenhuma diferença”, explica Nayara.
São cerca de dois mil policiais que se formaram e estarão se formando pelo estado nos próximos dias. Cerca de 67 deles irão permanecer nos 11 municípios em que se formaram, mas a grande maioria, um número em torno dos 1.127 serão divididos entre as 18 cidades que são apontadas como as de segurança pública mais problemáticas do Rio Grande do Sul. Dentre estas, Alvorada, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande, concentraram juntas 73% das mortes violentas e 89% dos roubos de veículos e assaltos a pedestres nos últimos anos.