
Sara Rohde
[email protected]
Um caso chamou a atenção em Santa Cruz do Sul em outubro deste ano. Mulheres relataram que um homem se masturbava em via pública e as intimidava nos bairros Universitário e Verena. O caso veio à tona quando uma das vítimas relatou o fato nas redes sociais e com a publicação, outras mulheres também se identificaram com o ocorrido.
O suspeito de cometer os atos foi identificado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e vai responder pelos crimes de importunação sexual e ato obsceno. No primeiro momento não havia autoria definida, o que só aconteceu após uma das vítimas conseguir uma foto. A partir dali a Delegada Lisandra de Castro de Carvalho, titular da Deam, chegou ao autor dos fatos. “O indivíduo foi reconhecido pessoalmente por todas as vítimas de forma unanime, mas negou a prática dos atos libidinosos, só que no interrogatório houve várias inconsistências confirmando os indícios que apontam ser ele, de fato, o autor dos crimes”, frisou Lisandra.
Os registros mostraram que os atos ocorreram desde janeiro de 2018, em diversos locais, desde o Centro até o bairro Universitário. Os horários dos atos foram semelhantes, sempre no percurso de casa ao trabalho, em horários de saída e chegada do suspeito.
O homem de 32 anos não teve a identidade divulgada e responderá em liberdade. O inquérito segue para o judiciário e passará por entendimento do juiz. A pena por importunação sexual é de um até cinco anos de reclusão, já a pena pelo ato obsceno varia entre três meses e um ano ou multa. Caso mais um fato semelhante seja registrado haverá pedido da prisão preventiva do acusado.
Conforme Lisandra a orientação é de que qualquer fato semelhante seja comunicado imediatamente à Deam. A Delegacia atende em horários de expediente, das 8h30 às 12 e das 13h30 às 18 horas. Fora deste horário a vítima deve se dirigir à Delegacia de Polícia Pronto Atendimento (DPPA) que presta serviços 24 horas.














