
Nelson Treglia
Com gol de Lucas Barrios, o Grêmio derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 na abertura da semifinal da Copa do Brasil, na Arena em Porto Alegre. A partida aconteceu na noite desta quarta-feira, 16 de agosto, e o Tricolor poderá empatar na partida de volta para chegar à final da competição nacional e tentar o hexacampeonato. Derrota por um gol de diferença, desde que o Grêmio marque gol (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3), também dá a vaga ao Tricolor. O Cruzeiro precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar.
O JOGO
No primeiro tempo da partida desta noite, o Grêmio propôs o jogo e foi para o campo de ataque, trocando passes e tentando chegar ao gol. O Cruzeiro buscou proteger-se, mas dependeu do goleiro Fábio em duas grandes defesas: a primeira no cabeceio de Lucas Barrios e a segunda no chute de fora da área de Pedro Rocha.
Mas o goleiro do Cruzeiro não conseguiu evitar a abertura do marcador aos 44 minutos do primeiro tempo. Pela ponta-esquerda, Pedro Rocha recebeu o lançamento e cruzou para dentro da área. Luan finalizou e Fábio defendeu parcialmente; no rebote, Lucas Barrios colocou a bola nas redes do time mineiro: Grêmio 1 a 0, placar final da primeira etapa.
Logo no início do segundo tempo, o cruzeirense Diogo Barbosa chutou de fora da área e obrigou o goleiro gremista Marcelo Grohe a uma defesa bastante difícil, espalmando a bola em voo espetacular. Com o placar favorável, o Grêmio passou a jogar “na espera”, mais recuado em relação ao primeiro tempo.
Aos 14 minutos do segundo tempo, um lance polêmico: o árbitro marcou pênalti sofrido por Luan. Porém, baseado na observação do assistente, o juiz voltou atrás e marcou falta na entrada da área, que, após quatro minutos de discussão dos jogadores com o árbitro, foi cobrada sem resultar em gol.
No decorrer da etapa final, alternando-se em movimentos de defesa e ataque, o Grêmio sustentou-se em duas linhas de quatro jogadores: a primeira delas com Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez na defesa, e a segunda linha com Ramiro, Arthur, Michel e Pedro Rocha no meio-campo, dando maior liberdade ofensiva para Luan e Lucas Barrios.
Na dupla de zaga, Geromel posicionou-se como homem de sobra (líbero) e Kannemann como o jogador da caça ao atacante (stopper). O técnico tricolor Renato Portaluppi colocou, na segunda etapa, o atacante Everton no lugar de Barrios. Depois, Geromel sentiu lesão na virilha e foi substituído por Bressan. Por fim, Pedro Rocha deu lugar a Fernandinho. Nos acréscimos, Marcelo Grohe fez outra defesa importante. E, assim, o Grêmio concluiu sua atuação na vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0.
O segundo jogo da semifinal acontece dia 23 de agosto, no Mineirão em Belo Horizonte. A outra semifinal começou nesta quarta-feira também: Botafogo e Flamengo empataram em 0 a 0 no Rio de Janeiro, e o segundo jogo será também no dia 23.














