Cristiano Silva
[email protected]
Rolf Steinhaus
6ª edição do “Aulão de História – Dia Mundial do Rock” lotou o Teatro do Mauá
Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, o Colégio Mauá organizou na manhã de terça-feira,9 de julho, a sexta edição do “Aulão de História – Dia Mundial do Rock”. Com o tema “Rock & Ativismo”, o evento buscou analisar o contexto histórico das décadas entre 1950 e 2000, através de múltiplas linguagens como música, teatro, poesia, fotografia, televisão e cinema.
A coordenação ficou a cargo do professor Waldy Lau Filho e mais de 60 estudantes, ex-alunos e professores do Colégio Mauá se envolveram no projeto. O resultado foi belas apresentações, seja de músicas de diversos estilos dentro do rock, como também curtas interpretações de teatro por parte dos participantes, dentro do tema proposto.
Rolf Steinhaus
Pesquenas peças de teatro representaram os assuntos abordados dentro do tema proposto
O “Aulão”, que está na sua 6ª edição, teve início em 2008, mas segundo o professor Waldy Lau Filho a idealização partiu muito tempo antes de efetivamente acontecer: “A ideia geradora de tudo surgiu durante um show da banda Dama da Noite, de Porto Alegre, no antigo Strike, em 2000. De lá para cá o projeto evoluiu bastante, mas sempre contando com a preciosa colaboração dos meus alunos e colegas”.
Na edição de 2013, assuntos como meio ambiente, corrupção, racismo, feminismo, capitalismo e indústria cultural foram abordados nas apresentações. Diversos músicos da cidade participaram junto aos alunos, ex-alunos e professores do Mauá, criando grandes performances musicais de clássicos do rock de bandas como Lynard Skynard, Pink Floyd, Led Zeppelin, Deep Purple, AC/DC, Pearl Jam e Legião Urbana.
Ainda segundo o professor Waldy Lau Filho, o evento busca misturar diversos elementos. O tema, segundo ele, foi escolhido há meses e se tornou conveniente diante da situação da política nacional atualmente: “O conceito do ‘Aulão’ é misturar história e música, trabalhando diferentes linguagens. Cada ano selecionamos um tema diferente. Em relação a este ano, – ‘Rock & Ativismo’ –, definimos em março e acabou ficando mais atual do que eu poderia imaginar”.
A edição noturna do evento, que foi aberta à comunidade, contou com uma homenagem a banda Sexto Sentido, uma das mais tradicionais de Santa Cruz do Sul.
Rolf Steinhaus
Rock & Ativismo foi o tema de mais um Aulão














