A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP), em parceria com a Emater-RS/Ascar, ofereceu o curso de Processamento de Queijos e Sorvetes para o Grupo de Mulheres Rurais Azaleia, na comunidade de Linha Paredão, interior de Santa Cruz do Sul. A atividade ocorreu no dia 8 de julho e foi ministrada por professores e bolsistas da Unisc, como uma das premiações da gincana do 8º Encontro de Famílias Rurais, realizado em abril.
Durante o evento, as participantes aprenderam a fazer seis tipos de queijos com o uso de ervas, temperos e goiabada, além de cinco formulações com o aproveitamento do soro de leite, subproduto da fabricação dos queijos que normalmente é descartado. Com o soro, foi produzida a ricota, a bebida láctea, o sorvete, o suco e o doce de leite.
O curso foi ministrado pelas Professoras Nádia de Monte Baccar e Ana Lúcia Becker Rohlfes, do Departamento de Química e Física, e Liliane Marquardt, do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Ciências Agrárias, além das bolsistas do curso de Química, Cíntia Mahl e Mônica Preuss.
A Extensionista de Bem-Estar Social da Emater, Camila Hasan comentou que esse trabalho integra objetivos da Extensão Rural desenvolvida pela Emater, que desde o início de sua gestão organiza e promove a qualificação e capacitação de agricultores, pecuaristas familiares e demais públicos atendidos, na tentativa de oportunizar conhecimentos, desenvolver as comunidades rurais e dar apoio ao agroprocessamento e à comercialização dos produtos provindos da agricultura familiar.














