Início Geral Município sediou a 2ª Conferência da Igualdade Racial

Município sediou a 2ª Conferência da Igualdade Racial

Ana Souza
[email protected]

A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul foi palco no último sábado, 27, da 2ª Conferência Municipal da Igualdade Racial. Tendo como tema ‘Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo’, o evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, e pelo Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz (GT Afro).
A programação, que teve como base discussões sobre racismo e desigualdades sociais, iniciou às 13h30min. A abertura contou com a presença de todas as entidades e grupos que trabalham a questão da igualdade racial no município. Quatro subtemas foram pautas dos debates: Estratégias para o Desenvolvimento e o Enfrentamento ao Racismo; Políticas de Igualdade Racial no Brasil: Avanço e Desafios; Arranjos Institucionais para Assegurar a Sustentabilidade das Políticas de Igualdade Racial; e Participação Política e Controle Social: Igualdade Racial nos Espaços de Decisão, Mecanismos de Participação da Sociedade Civil no Momento das Políticas de Igualdade Racial.
A coordenadora de Políticas de Igualdade Racial do Estado, Sandra Helena Figueiredo Maciel, foi a responsável pela introdução dos trabalhos. Durante o evento, foram eleitos os delegados que levarão as demandas municipais para as etapas que ocorrerão em níveis estadual e nacional. Conforme a vice-prefeita e secretária de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany, o evento deve servir também para mobilizar a comunidade a reativar o Conselho Municipal da Igualdade Racial, que funcionou até o final de 2009. “Através desta conferência, o governo municipal reafirma o compromisso com uma sociedade democrática e pluralista, onde prevaleça a justiça social e o respeito a todos”, frisou.
O coordenador do GT Afro, Cláudio Ferreira, fez uma avaliação do evento. “A 2ª Conferencia Municipal de Igualdade Racial, foi muito positiva, porém a maioria dos participantes era da sociedade civil, o que foi levantado como preocupação pelo grupo, pois a conferência era municipal. As deliberações tiradas dão conta de atender as principais demandas da comunidade negra, tais como investimento em Políticas Públicas Afirmativas, a reativação do Compir (Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial) e a criação de uma coordenadoria ligada à temática. Enfim, a 2ª Conferência mostrou-nos que temos um longo e árduo caminho a percorrer rumo a uma sociedade igualitária.”
Em 2005 foi realizada a 1ª Conferência Municipal da Igualdade Racial de Santa Cruz do Sul. Em 2009, o município participou com Venâncio Aires da realização da Conferência Regional. Este ano Santa Cruz voltou a realizar o evento em nível municipal. A 2ª Conferência Municipal da Igualdade Racial é etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual, que acontece nos dias 24 e 25 de agosto, em Porto Alegre, e também para a 3ª Conferência Nacional, agendada para os dias 5 a 7 de novembro, em Brasília.

Fotos: DECOM/PMSCS/Divulgação

Participantes, divididos em grupos, debateram sobre diferentes subtemas

Helena Hermany: mobilizar a comunidade a reativar o Conselho Municipal da Igualdade Racial