O Salão de Turismo dos Vales – Turisvales, que ocorre dias 15, 16 e 17 de agosto, no Parque do Imigrante em Lajeado, reunirá no dia 15 de agosto, secretários e dirigentes municipais de Turismo do Rio Grande do Sul. O encontro visa orientar e atualizar os gestores de turismo dos municípios sobre as contribuições e políticas dos governos estadual e federal voltadas ao setor.
Organizado pela Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS) e com as parcerias da Associação Gaúcha de Municípios (AGM) e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o encontro inicia às 9h30min. A abertura oficial terá a participação da secretária estadual, Abgail Pereira.
O primeiro painel da manhã terá como temática “Eixos de estruturação de destinos e regiões turísticas – da formação de instância de governança ao monitoramento”, com o diretor de Desenvolvimento do Turismo da Setur/RS, Maximilianus Pinent; a diretora do Núcleo de Projetos da Setur/RS, Adriana Jota; o subdiretor de Turismo da Província de Maldonado e coordenador do Projeto Mercocidades, Álvaro Bertoni Sanguinetti; e a diretora Executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus.
Segundo o diretor da Setur-RS, Maximilianus Pinent, o encontro tem um foco dinâmico de construção de políticas públicas. “Não será conceitual e sim pragmático, contextualizando a regionalização do turismo e os eixos de construção de programas e projetos relacionados ao desenvolvimento econômico pelo turismo”, explica. A pauta buscará a sistematização de um mapa regionalizado, com a estruturação e ordenamento de destinos e regiões, passando pelos eixos estratégicos já apontados no Plano Diretor do Turismo até o processo de monitoramento. “Pretendemos discutir o que podemos e devemos construir juntos, Setur-RS e órgãos municipais alinhados ao Programa Nacional de Regionalização do Turismo”, acrescenta.
Pinent entende que o processo de estruturação e ordenamento do turismo perpassa por várias instâncias, desde o processo de sensibilização e mobilização até o monitoramento das políticas públicas. “Esta palestra contextualiza o processo de acordo com a abordagem do PRT, em nível nacional e estadual, e como os órgãos municipais poderão se apoiar no processo de regionalização do turismo no Rio Grande do Sul para construir as suas pautas do turismo municipais e regionais”, diz.
Qualificar e investir
A segunda explanação começa às 14h e abordará o tema “Qualificar pessoas, serviços e produtos X empreender e investir: como as instâncias de governo ordenam e fomentam”. Os painelistas são a diretora de Qualificação da Setur/RS, Sinthia Mayer, e o coordenador de Turismo da Famurs, Julio Cesar Pannebecker.
Às 15h, o coordenador-geral da Famurs, Mario Nascimento, explora o tema “PAC das Cidades Históricas: a infraestrutura turística e a manutenção da história”. Às 16h, no último painel do Encontro, o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ítalo Oliveira Mendes, fala sobre “Planejamento e Posicionamento de Mercado das rotas e roteiros turísticos”.














