Uma das principais responsáveis pela consolidação da cultura do tabaco em Santa Cruz do Sul, a Souza Cruz S/A foi homenageada pela Câmara de Vereadores do Município. Em sessão solene na noite da última segunda-feira, 26 de agosto, a empresa recebeu a deferência pela da passagem de seus 110 anos de fundação em 2013. O diretor de tabaco da companhia, Dimar Frozza, recebeu uma placa das mãos da vereadora Rejane Frantz Henn (PT), proponente da homenagem, e do presidente do Legislativo, André Scheibler (PTB).
Em seu pronunciamento, Rejane fez um resgate histórico da empresa, desde o começo das atividades no Rio de Janeiro, no início do século passado, pelas mãos do português Albino Souza Cruz. A trajetória em Santa Cruz iniciou em 1917, com a instalação da empresa Brazilian Tobacco Corporation – ligada ao grupo British American Tobacco, que três anos antes assumira o controle acionário da Souza Cruz.
A vereadora apontou ainda a importância econômica e social. Hoje a empresa é líder no mercado de tabaco da América Latina e emprega, no município, 2,5 mil pessoas, entre diretos e terceirizados. Seu complexo industrial ocupa uma área de 108,9 hectares, onde são processadas 70 mil toneladas de tabaco por ano. Está representada com seis entre as dez marcas de cigarro mais vendidas no Brasil, evidenciando sua presença no mercado nacional. Em tributos, injeta R$ 7,6 bilhões anualmente no País.
Francisco Frantz

Na foto, André Scheibler, Dimar Frozza e Rejane Henn
“A Souza Cruz merece todo o destaque por sua atuação como referência nos mercados nacional e internacional, e, principalmente, por sua contribuição para Santa Cruz do Sul”, destacou Rejane. A vereadora ressaltou ainda a atenção dispensada pela companhia às ações de responsabilidade social e ambiental, com participação marcante no apoio a projetos e entidades da região, bem como sua política de valorização e respeito entre funcionários e diretores. “É uma empresa que orgulha nossa terra e leva o nome de Santa Cruz a ser reconhecido nos mundo todo.”
SISTEMA INTEGRADO
A solenidade na Câmara foi acompanhada por diversos membros da diretoria da Souza Cruz. O diretor de tabaco, Dimar Frozza, destacou a intenção da empresa em continuar investindo em Santa Cruz do Sul. “É uma honra sermos homenageados no lugar que é praticamente a nossa casa. Há 96 anos a história da Souza Cruz é feita aqui menos por equipamentos e mais por pessoas. Esta deferência nos traz a obrigação de querer continuar crescendo com Santa Cruz, desenvolvendo talentos e levando o nome do município conosco.”
Por fim, Frozza lembrou do papel da Souza Cruz na criação e consolidação do sistema integrado de produção, que hoje é exemplo para diversas culturas. “Em 1917 a empresa fez a escolha de trabalhar com o pequeno produtor rural. Pessoas desta terra trabalharam com a ideia de que o futuro seria a sustentabilidade da pequena propriedade. E esse foi o nosso grande acerto.”
Francisco Frantz

Solenidade serviu para ressaltar 110 anos de existência da Souza Cruz














