Divulgação/Sinditabaco
Vale do Sol foi um dos municípios visitados pelo sindicato
O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) realizou visitas aos prefeitos de Barros Cassal e Vale do Sol, no Rio Grande do Sul. Os municípios sediarão o 6º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente no início do mês de agosto. Sérgio Rauber, assessor de Relações Institucionais da entidade, foi recebido em Vale do Sol pelo prefeito Clécio Halmenschlager; em Barros Cassal, por Jarbas Cagliero. Neste ano, além dos encontros no estado gaúcho, outros quatro seminários destinados a produtores de tabaco serão realizados em Santa Catarina e no Paraná.
Esta é a sexta edição do Ciclo, que já percorreu 32 municípios, reunindo cerca de 12 mil pessoas. “Temos a expectativa de que o público envolvido neste ciclo seja semelhante ao das edições anteriores, entre 300 e 400 pessoas por encontro, com a participação de produtores de tabaco, orientadores das empresas associadas, autoridades e imprensa”, comenta Rauber.
Voltado para produtores de tabaco e convidados, a programação inicia com um vídeo informativo que abordará questões como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos. Também orienta os produtores a sempre utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e considerar a legislação vigente, que proíbe menores de 18 anos, gestantes e maiores de 60 de aplicar agrotóxicos. Além disso, uma palestra sobre trabalho infantil e um teatro integram o seminário, sendo este um momento lúdico e de retomada das principais mensagens.
6º Ciclo de Conscientização
Data Município UF Produtores Produção (ton)
03 de junho Orleans SC 862 5.064
29 de julho Irati PR 1.558 8.539
30 de julho São João do Triunfo PR 1.968 13.458
31 de julho Itaiópolis SC 2.313 11.771
05 de agosto Barros Cassal RS 1.432 6.688
06 de agosto Vale do Sol RS 2.850 13.744
07 de agosto Arroio do Padre RS 611 2.350
(Fonte: Afubra/Safra 2012-13)














