Ana Souza – [email protected]
Amanhã, 15 de outubro, é uma data mais do que especial para todos. Comemora-se o Dia do Professor, os educadores não são apenas professores mas, acima de tudo, amigos e fazem parte da família de cada aluno. São eles que ensinam as primeiras letras, as primeiras continhas e, por isso e muito mais, são mestres que merecem todo o respeito, pois além de ensinar se doam e estendem as mãos para nos ensinar um diálogo e despertar para a realidade.
No dia 15 de outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila, Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
Esse decreto falava de descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.
A comemoração iniciou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. Fonte: www.portaldafamilia.org.br
Divulgação/RJ

Professores fazem parte da família dos alunos














