LUANA CIECELSKI
[email protected]
O Hospital Santa Cruz (HSC), uma das principais casas de saúde do município estará complentando no dia 22 de maio, 110 anos de existência. Em função disso, uma série de atividades está sendo planejada pela direção a fim de marcar a passagem desse ano especial. A primeira delas, a divulgação da identidade visual comemorativa (imagem), já foi divulgada em janeiro, mas nas próximas semanas e até o final de 2018, muitas coisas ainda deverão acontecer.
As atividades que estão sendo planejadas são divididas em três categorias: para redes sociais e imprensa, para público interno e para público interno e externo (comunidade). No que se refere às redes sociais, os destaques são as postagens de fotos antigas do hospital – e nisso a direção conta com a ajuda da comunidade que pode enviar material histórico para o HSC -, compartilhamento de vídeos testemunhais com pacientes, homenagens a funcionários antigos, entre outras coisas.

No que se refere às atividades para o público interno, serão realizadas diversos eventos relacionados a datas como o Dia do Enfermeiro e Dia do Técnico em Enfermagem, Dia do Trabalhador, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, entre outras datas. No dia do aniversário do hospital também deverá ser realizada alguma atividade interna.
Já as atividades voltadas para o público externo consistirão, principalmente de ações. No mês de abril haverá a segunda edição do Chá Beneficente; ainda no mês de março iniciará a venda de rifas do Amigo HSC; para o mês de julho também está prevista a realização de uma ação para o Dia do Amigo; haverá uma sessão de cinema especial para o Dia dos Pais, uma Rustica do Amigo em setembro; uma Feira de Saúde e ações de Dia da Criança em outubro; nesse mesmo período o personagem Lino – personagem que dá vida à identidade visual da pediatria – fará visitas em escolas para contar histórias e em setembro também será lançado mais um volume de suas aventuras – dessa vez, relacionada à descoberta da história do HSC.
No devido tempo, todas essas atividades serão mais amplamente divulgadas. A comunidade que tiver interesse em participar e colaborar com o hospital, deve ficar atenta às redes sociais da casa de saúde.
O HOSPITAL
Apesar de a inauguração do Hospital Santa Cruz ter acontecido em 22 de maio de 1908, a história de seu surgimento começa muitos anos antes e conta, sobretudo com a participação de uma comunidade preocupada com o bem-estar de seus próximos e engajada nas causas da pequena vila que era então Santa Cruz. Desde o início da colonização já falava-se da necessidade de construção de um hospital e na arrecadação de recursos para isso. As dificuldades econômicas, porém, adiavam o sonho da comunidade.
Esse sonho ficou um passo mais próximo de ser realizado quando em 1893 chegou à cidade um grupo de religiosas da Ordem de São Francisco. Elas não demoram a perceber a urgência do pedido feito pela comunidade e concordam em ajudar, cedendo o terreno de sua propriedade, os profissionais da área da saúde e a manutenção da instituição, deixando a cargo dos moradores a construção do prédio. Tem início então uma intensa campanha de levantamento de fundos que segue até 1905, quando finalmente as obras têm início.
A construção segue até novembro de 1907 e em 1908, tendo o alemão Heinz Von Ortenberg à frente dos trabalhos como médico chefe, os trabalhos iniciam oficialmente na casa de saúde. Desde cedo fica claro o caráter humanista do atendimento que garantia cuidados gratuitos às camadas mais humildes da população. Esse perfil de atendimento seria fortalecido com a administração empreendida pelas irmãs, guiadas pelos ideais franciscanos de generosidade, fraternidade e apoio aos mais necessitados, e mantido mesmo com a administração da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz (Apesc) que assumiu o Hospital Santa Cruz no dia 30 de junho de 2003.














