Início Geral Mulher, alimentação e agroecologia é tema de palestra

Mulher, alimentação e agroecologia é tema de palestra

A Articulação Mulheres e Agroecologia (AMA) promove, nesta terça-feira, 4, a palestra Mulher, alimentação e agroecologia. O evento, que conta com o apoio da Cooperativa Ecovale, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP), Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS) e empresa Mercur, ocorre, às 13h30, no Laboratório de Inovação Social (LAB) da Mercur, localizado em Santa Cruz do Sul, na Rua Capitão Pedro Werlang, nº 364. 
A palestra será ministrada por Cláudia Petry, engenheira agrônoma e professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), PhD em Paisagismo, Agroecologia e Horticultura Ornamental e Medicinal. O objetivo é promover a reflexão e o debate sobre a importância e a magnitude do papel da mulher na alimentação da família durante todas as fases da vida, desde a gestação até a alimentação dos idosos e dos doentes. 
Segundo a enfermeira Grasiela Michels, do CAPA Santa Cruz, as mulheres agricultoras têm o cuidado com a sanidade dos alimentos, produzindo-os sem o uso de agrotóxicos, assim como são responsáveis pela conservação das sementes crioulas e da diversidade na agricultura familiar, mas elas ainda são “invisíveis” na agricultura. “Ocorrem diversos discursos e práticas que omitem e desconsideram a importância da contribuição das mulheres para o desenvolvimento de uma sociedade equitativa, de oportunidades e uma agricultura sustentável, não só dos aspectos naturais, mas humanos também”, comenta.  
Grasiela conta que as mulheres estão cada vez mais presentes na agroecologia, discutindo, criando, articulando-se, reivindicando direitos e garantindo políticas públicas. “O movimento agroecológico propicia o empoderamento das mulheres. Isso é fundamental na erradicação da pobreza e da fome, na redução dos danos ambientais e na promoção da segurança e soberania alimentar na cidade e no campo”, afirma a enfermeira.  
O evento integra a programação da Semana dos Alimentos Orgânicos no Vale do Rio Pardo, que iniciou em 24 de maio e se estende até o dia 5 de junho, com a realização de diversos eventos como palestras, painéis, rodas de conversa e seminários, organizados pelas entidades que fazem parte da AAVRP, entre as quais estão a AMA, o CAPA Santa Cruz e a Ecovale.