
Grasiel Grasel
[email protected]
Ainda nesta semana Santa Cruz do Sul terá recebido mais uma extensão de ciclovia, dessa vez na rua Assis Brasil. A empreitada havia sido iniciada no começo de junho, possui 1,5km de extensão e faz parte da implementação de um plano de mobilidade urbana contratado pela prefeitura. Assim como na faixa da Paul Harris, o espaço para estacionamento de carros foi preservado, tendo apenas algumas vagas removidas por questões de segurança.
De acordo com Leandro Kroth, secretário de Obras do município, a Assis Brasil é apenas uma das ruas que foram identificadas como potenciais recebedoras de faixa cicloviária e, portanto, é provável que novas serão pintadas em breve. “A ideia é que as pessoas possam passar a utilizar mais bicicleta, pois quanto mais formas de transporte alternativo, menos carros nas ruas. O intuito é incentivar este estilo de vida saudável”, conclui Leandro.
Questionado sobre a possibilidade de a Prefeitura investir em uma campanha publicitária de incentivo ao uso da bicicleta, Leandro diz que não existe essa pretensão no momento. “Não adianta você fazer uma campanha para utilizar bicicletas se você não tem ciclovias. Na medida em que você vai criando ciclovias, automaticamente vai se incentivando o uso das bicicletas”, explica. O secretário acredita que a simples implantação de novas faixas cicloviárias já funciona como uma propaganda para o transporte alternativo.
Carmen Lovani Pinheiro, de 49 anos, passou a utilizar a bicicleta para se exercitar depois de enfrentar uma cirurgia na perna, ela será uma das beneficiadas pela implantação da ciclovia na Assis Brasil, já que passa pela rua regularmente. “Acho importante que a Prefeitura continue implementando ciclovias. É pela questão de segurança, né? Assim os carros sabem que ali passa bicicletas”, comenta.
As obras de implantação de uma nova ciclovia no bairro Arroio Grande também já foram iniciadas, ela vai da Escola Municipal São Canisio até a BR-471, uma extensão de cerca de 2,6 km. No momento a Prefeitura está revitalizando o acostamento de ambos os lados da rua Victor Frederico Baumhardt, mas a faixa será implantada apenas do lado em que fica a instituição de ensino, indo em direção à BR. Com este trajeto Santa Cruz contará com mais de 20Km de ciclovia, segundo a secretaria de Obras. A previsão de conclusão e entrega é de três meses.














