Início Geral Projeto visa a compra de equipamentos e viaturas para a Segurança

Projeto visa a compra de equipamentos e viaturas para a Segurança

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul encaminhou nesta quinta-feira, 22, à Câmara de Vereadores o projeto de lei para autorizar o financiamento de R$ 1 milhão, que será destinado ao reequipamento da Guarda Municipal. O empréstimo será feito com o Badesul Desenvolvimento S.A – Agência de Fomento/RS, no âmbito do Programa Badesul Cidades Mais Seguras.

O projeto de lei prevê a compra de oito computadores e uma impressora a laser multifuncional; 24 pistolas calibre .38; seis kits de dispositivo elétrico incapacitante (chamado de taser); 37 coletes à prova de bala; 71 capas táticas para colete; e nove veículos, sendo quatro deles de cinco lugares, uma caminhonete, uma van e três motocicletas de, no mínimo, 250 cilindradas. Segundo o projeto, os recursos serão destinados para qualificar e reestruturar a Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, permitindo maior integração entre as forças de Segurança Pública.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Delsio Meyer, os equipamentos irão auxiliar as ações da Guarda Municipal para reforçar a segurança no município. O objetivo é diminuir ocorrências de vandalismo, de depredação do bem público e de violência, combater o tráfico e reduzir os índices de criminalidade, além de qualificar o atendimento nas repartições públicas, como escolas, creches, postos de saúde.

Meyer explica que o projeto da Segurança está sendo desenvolvido em duas etapas. A primeira delas é a que foi encaminhada à Câmara. A segunda é para aquisição e instalação de câmeras de videomonitoramento em prédios próprios do Município.  “Precisamos dos equipamentos e viaturas para a Guarda Municipal com urgência, por isso fizemos um projeto separado. O projeto para instalação de câmeras de monitoramento é mais amplo e está sendo elaborado. Ele não está incluso no primeiro porque a instituição financeira exigia que a central de videomonitoramento fosse instalada em prédio próprio”, afirma.

O prefeito Telmo Kirst reforça a importância do projeto de lei para qualificar a segurança no município. “Vamos equipar e dar mais recursos para que a Guarda Municipal trabalhe a favor da nossa comunidade. Assim, estará melhor equipada para o cumprimento de suas atividades. Esperamos que a Câmara de Vereadores entenda o significado do projeto e aprove-o. É a nossa população que será beneficiada com ele.” Ainda conforme o prefeito, os investimentos em câmeras para mais escolas iniciarão ainda em 2019, com recursos próprios do Município, já que o procedimento será mais rápido do que se for viabilizado por meio de financiamento.