Início Geral Setembro amarelo: Mês tem extensa programação

Setembro amarelo: Mês tem extensa programação

Segundo dados da Vigilância Sanitária, no ano passado, 22 casos de suicídio foram registrados em Santa Cruz do Sul. Neste ano, de janeiro a agosto, são mais 12 casos. Com o objetivo de combater esse problema, que é considerado gravíssimo para a saúde pública em nível mundial, uma extensa programação será realizada durante todo o mês de setembro.  
Para reforçar o alerta, a partir desta segunda-feira, 2, o Palacinho da Praça da Bandeira revelará à noite uma luz amarela em todo o seu entorno. Já as atividades começam nesta terça-feira, 3, com a realização de uma palestra sobre emergência psiquiátrica, na Unisc. Nos próximos dias também estão previstas jornadas, seminários, entrevistas nas rádios locais e regionais, feira de saúde, capacitação e palestra. 
Os levantamentos efetuados pela rede de saúde pública, segundo a coordenadora do Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio, psicóloga Marliza Schwingel, não são nada animadores. “Precisamos falar sobre o assunto. Qualquer pessoa pode estar convivendo, neste momento, com alguém que possa estar planejando a própria morte”, afirmou.  
Marliza diz que é preciso prestar atenção a sinais como isolamento, desânimo, depressão, mudanças de comportamento ou nos hábitos alimentares, tentativas anteriores de suicídios ou casos familiares, sentimentos de solidão e desesperança e falas que tenham teor ou conteúdo de despedida. Também entre adolescentes o problema é grave. “O bullying está fortemente associado a esses casos. É preciso estar muito atento aos riscos da internet, mantendo-se vigilante em relação aos sites frequentados e às redes sociais”, observou ela. 

A ajuda pode ser buscada nos hospitais ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) ou em um dos CAPS. Também é possível procurar os seguintes serviços disponíveis:

* Coordenação de Saúde Mental
Rua Venâncio Aires, 311 – 2º andar
(51) 3717 6307

* Centro de Atenção Psicossocial Infância e Adolescência (CAPS IA)
Rua Pres. Rodrigues Alves, 729
(51) 3711 – 1706

*CAPS II
Rua Venâncio Aires, 311
(51) 3713 3077

* CAPS AD III
Rua Cap. Fernando Tatsch, 228
(51) 3713 – 1851

* Centro de Valorização da Vida (CVV)
Ligue 188
*Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Ligue 192

O Comitê de Prevenção ao Suicídio é composto pela Secretaria Municipal de Educação (SEE), 6ª CRE, 13ª CRS, Secretaria Municipal de Saúde, através dos serviços de Saúde Mental e rede de atenção básica, Cerest/Vales, Emater, Hospital Santa Cruz, Unisc, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e 7º BIB. 

Programação: 

03/09
* Simpósio de residência profissional – UNISC
* Emergência psiquiátrica – UNISC
* CINE CAPS II – filmes pertinentes ao tema

04/09
* Reunião com agricultores em Linha Saraiva, a partir de 13h30 

05/09
* Caminhada em Linha Pinheiral, a partir de 9h
* Capacitação enfermagem (serviço especial) – auditório da Secretaria de Educação 08h
* Capacitação enfermagem (rede básica) – auditório da Secretaria de Educação
* Reunião com agricultores de Linha Paredão São Pedro, a parir das 13h30