Na próxima quarta-feira, às 16h, ocorre uma audiência pública proposta pelos vereadores André Scheibler (SD), Gerson Trevisan (PSDB), Edmar Hermany e Hildo Ney Caspary (Progressistas) para o debate da expansão da área urbana na localidade de Linha Áustria.
Mulheres
Já uma reunião especial com o tema Educação, Trabalho e Gênero: empoderamento e protagonismo da mulher a partir da escola pública, está prevista para a próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, às 9h, no plenário.
A atividade contará com a presença da Deputada Federal Maria do Rosário (Vice-presidente da Comissão de Cultura e Membro da CCJ da Câmara dos Deputados) e da Deputada Estadual Sofia Cavedon (Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa). O vereador Alberto Heck (PT) propôs a Reunião Especial que tem o apoio do 18º Núcleo do CPERS/Sindicato e das Escolas Estaduais Bruno Agnes e Nossa Senhora da Esperança.
“As mulheres têm lutado e conquistado espaços importantes dentro da sociedade, nas mais diversas áreas de atuação. Ao mesmo tempo, ainda persistem tabus e diferenças abismais na valorização e reconhecimento desse protagonismo”, justificou Heck ao propor a atividade. Também irão participar do debate a professora do Dep. de Educação da UNISC Cheron Moretti, a diretora do 18º Núcleo do CPERS/Sindicato Cira Kaufmann, a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar Salete Faber e a presidente do Sintravestuário Maria Machado.
As alunas do 7º ano da Escola Estadual Bruno Agnes irão apresentar as motivações para promover a atividade que foi pensada dentro do projeto de Educomunicação. Este projeto, que está em seu segundo ano de existência, visa utilizar a comunicação para tornar o educando protagonista de suas narrativas e com isso formar pensamento crítico.
“A turma estava estudando as diferenças salariais e de condições de trabalho das mulheres e, isso chamou muito a atenção das alunas que propuseram trazer mulheres para discutirem o tema”, explicou o professor da Escola Bruno Agnes Elbe Belardinelli. Ele apresentou a ideia a Heck que, prontamente, organizou a Reunião Especial na Câmara.
Na abertura do evento será apresentado um slam produzido pelos alunos das Escolas Estaduais Bruno Agnes e Nossa Senhora da Esperança que participam do projeto de Educomunicação. Eles também irão fazer uma exposição fotográfica sobre Mulheres Trabalhadoras. Os estudantes estão tendo oficinas preparatórias de slam e fotografia. A previsão é que a atividade tenha 1h40 de duração.














