Um espaço inovador, efervescente, onde pulsam ideias e compartilhamento. Assim será o Experience Senac, evento promovido pelo Senac-RS. “Queremos oferecer para a comunidade um espaço disruptivo, um momento de pensar novas tecnologias e novas experiências no mundo da educação. Foi com base nesse conceito que criamos o Experience Senac. Um lugar onde teremos os projetos dos nossos alunos, inovação, conteúdos e compartilhamento”, conta o diretor da instituição, José Paulo da Rosa.
Seguindo essa temática, um grupo de alunos do curso de Aprendizagem Comercial e Profissional em Serviços de Vendas teve seus trabalhos selecionados para a mostra. Na ocasião, os jovens terão que apresentar o projeto “Bio Plast – A Experiência vivenciada pelos clientes do supermercado Miller”. Para a diretora do Senac Santa Cruz do Sul, Daniela Roerhs Laner, a oportunidade de marcar presença no Experience Senac é um orgulho para a escola. “Estamos felizes de participar deste grande evento do Senac-RS. Ao longo dos cursos executados, procuramos estimular os nossos alunos para que sejam protagonistas no mercado de trabalho, através de ideias e soluções inovadoras. E, para a participação na Experience Senac não foi diferente. Através da supervisão dos docentes, as alunas que estarão representando a nossa escola, pensaram em uma solução inovadora por meio do Projeto Bio Plast, propondo uma solução sustentável no que tange a substituição das sacolas plásticas convencionais, tão prejudiciais ao nosso meio ambiente. Tema em evidência, mas que ainda demanda de muita conscientização e alternativas viáveis”, relata a gestora. Todos os trabalhos serão avaliados por uma banca e os cinco melhores serão premiados.
BIO PLAST
O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145.043 toneladas. Os dados são do estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês). Cientes dessa realidade e atendendo a demanda de uma importante rede de supermercados da cidade sobre o uso de embalagens plásticas, as alunas do curso de Aprendizagem do Senac Santa Cruz do Sul, Maria Eduarda Arend e Rafaela Meulam criaram o Bio Plast, sacolas 100% biodegradáveis que auxiliam a diminuir o uso desenfreado de embalagens plásticas convencionais no comércio. O projeto será apresentado no Experience Senac, um espaço inovador, efervescente, onde pulsam ideias e compartilhamento. Promovido pelo Senac-RS, o evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, na capital gaúcha e trará nomes importantes da área da inovação e educação.
Sob a orientação da professora Márcia Marinez Wenzel, as alunas realizaram uma pesquisa sobre o quão prejudicial é o plástico e se haviam outros tipos do material que poderiam causar menos impactos na natureza. Foi realizado teste de degradação acelerada do bioplástico, como forma de evidenciar a decomposição da matéria prima orgânica e voltando ao seu estado líquido. As embalagens foram produzidas artesanalmente por aprendizes do Senac, com matéria prima fornecida pela empresa parceira. A distribuição aconteceu em unidades da rede de supermercados onde os clientes receberam informações sobre a composição e processo de degradação da embalagem. “Com a execução deste projeto iniciou-se a mudança de paradigma em relação ao uso de sacolas plásticas convencionais, extremamente prejudiciais ao meio ambiente e a sociedade como um todo, implantando uma nova cultura para as empresas do comércio de bens, serviço e turismo no que se refere ao uso de sacolas plásticas”, afirma a orientadora.
O EVENTO
O evento, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, também trará nomes importantes da área da inovação e educação. O destaque será o italiano Matteo Ingaramo, diretor da POLI.design, fundada pela Universidade Politécnica de Milão. Ingaramo é reconhecido internacionalmente como um dos grandes nomes da inovação, a partir da perspectiva da internacionalização. Além dele, nomes como Paulo Renato Rizzardi, Head de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre; Arthur Estima, especialista em educação financeira; Aline Murlick, co-founder da Triider; Mariângela Pozza, doutora em educação e Eric Gaia, especialista em processos colaborativos; também participarão, compartilhando seus conhecimentos e experiências. O evento terá três grandes pilares:
MAKER – Coworking, Escola do Futuro e Games – Aqui os visitantes poderão conhecer e interagir com diversas possibilidades de educação profissional e participar de atividades e oficinas sobre idiomas, lógica da programação, entre outros temas.
TALKS – Conteúdo, Cases e Compartilhamento – O Senac Talks acontecerá no segundo dia do evento e trará diversas histórias e cases de inovação e educação, com palestrantes nacionais e internacionais.
PROJECTS – Mostra de Projetos de Inovação – Ambiente compartilhado, onde os alunos das escolas Senac no Estado irão expor seus projetos, nas mais diversas áreas do conhecimento.
Em todos os campos, os participantes terão oportunidades de interagir e trocar experiências. “Queremos gerar para o público um aprendizado em ambientes de inovação, em que a colaboração gere novos conhecimentos”, afirma o José Paulo da Rosa. Informações sobre a programação podem ser obtidas no site Mais informações pelo site www.senacrs.com.br/xpsenac.














