Grasiel Grasel
[email protected]
Mais uma fase do Cidade Mais Iluminada foi anunciada na tarde da última quarta, dia 2 de outubro, pela Prefeitura Municipal. Serão 3,5 mil novas lâmpadas de LED compradas com recursos do Finisa Caixa Ilumina, da Caixa Federal, financiamento que vai levantar um crédito de cerca de R$ 3 milhões. O foco desta vez será expandir as instalações para outros bairros além dos que já estão colocadas as mais de 700 luminárias deste tipo. O serviço será realizado exclusivamente por funcionários municipais, sem a necessidade de terceirizações.
Anunciado em maio deste ano, o programa Cidade Mais Iluminada já teve mais de meio milhão de investimentos de recursos próprios da Prefeitura e da Contribuição para Iluminação Pública (CIP). Dos novos recursos que deverão ser obtidos com o Finisa, cerca de 2,5 mil lâmpadas já têm destino definido pela Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, ficando as outras mil a terem seu endereço de instalação a ser definido e, destas, de acordo com o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, algumas poderão ser levadas a regiões interioranas ou distritos, mas isto ainda não está definido.
Após assinar o projeto de lei que autoriza a contratação do financiamento, o prefeito Telmo Kirst reforçou afirmações de Vargas que apontam os benefícios da tecnologia de LED: “esta lâmpada vai trazer uma economia, inclusive, pro bolso do cidadão, porque ela gasta menos, então a taxa tende a baratear. Além disso, tem os benefícios ao meio ambiente e a segurança para a população”, disse. De acordo com ele, haviam sido priorizadas até agora as entradas da cidade, vias de grande tráfego (como a Coronel Brito), os postos de saúde, escolas municipais e hospitais, mas a tendência do projeto é abranger todo o município.
Atualmente a equipe da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos conta com 6 equipes de reposição e manutenção da iluminação pública da cidade. A cada mês, de acordo com Vargas, os funcionários realizam cerca de 800 consertos ou trocas, número que tende a baixar com as novas lâmpadas, que podem durar 5 anos sem a necessidade de reparos. De acordo com a Prefeitura, as lâmpadas possuem de 30% a 50% mais eficiência energética do que as convencionais.
Centro, Verena, Universitário, Arroio Grande, Castelo Branco, Vila Schulz, São João, Higienópolis, Dona Carlota, Faxinal, Margarida, Senai, Avenida, Bonfim, Santo Inácio, Jardim Europa, Piratini, Ana Nery, Goiás e Country.














