Início Geral Troca de experiências no Encontro de Aprendizes Rurais

Troca de experiências no Encontro de Aprendizes Rurais

 

Iro Schünke:

Sara Rohde
[email protected]

O Instituto Crescer Legal realizou na última terça-feira a 3ª edição do Encontro Regional de Aprendizes Rurais, que teve por objetivo reunir jovens para troca de experiências e histórias. Cerca de 250 participantes estiveram presentes na Associação Atlética Souza Cruz, desde egressos das primeiras turmas, como aprendizes das turmas em andamento do Programa de Aprendizagem Profissional Rural.
Conforme o presidente do Sinditabaco e do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, o encontro é de extrema importância. “O encontro como o de hoje, que reúne aprendizes com os egressos de anos anteriores, é um ótimo momento de troca de experiências. Temos aqui jovens do meio rural que têm menos possibilidades e oportunidades e com esse programa conseguem ampliar seus horizontes. Eles têm a oportunidade de crescer em conjunto, visitar outras instituições, feiras, além de aprender sobre gestão e empreendedorismo. Ideal para se desenvolverem, pois eles aprendem no programa o que não aprendem na escola, ou seja, eles precisam da escola e da educação, mas aqui eles levam muito mais pra vida”, explicou.
Para a santa-cruzense egressa do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, Isabela Beatriz Müller Schwengber, de 17 anos, a oportunidade a deixou muito satisfeita. “O curso nos incentiva a ficarmos no meio rural, nos incentiva a valorizarmos mais a área e a enxergar as oportunidades que o meio rural nos proporciona, foi muito legar participar”, disse.
Atualmente Isabela está inscrita no Projeto Nós por Elas – A voz feminina do campo, uma parceria do instituto com o curso de Comunicação Social da Unisc, que visa capacitar jovens egressas do programa de aprendizagem na área de comunicação. O objetivo é proporcionar conhecimento e discutir entre as mulheres assuntos relevantes através de programas de rádio. “É algo muito diferente, pois nenhuma das gurias que estão participando teve a oportunidade de entrar em um estúdio de gravação. Estou achando muito legal e há chances de eu escolher esta área profissional”, salientou.                                     

Isabela Schwengber: