Início Geral Greve do Judiciário é encerrada

Greve do Judiciário é encerrada

A paralisação culminou no acúmulo de mais de 28 mil processos

Sara Rohde
[email protected]

A greve do Poder Judiciário que durou mais de 50 dias foi oficialmente encerrada nessa quinta-feira, 14, após assembleia geral da categoria. As atividades no Fórum de Santa Cruz serão retomadas na próxima segunda-feira, 18. Entre as reivindicações estavam a criação do plano de carreira e o reajuste salarial. 
Conforme a oficial escrevente do Fórum de Santa Cruz, Elenize Valentim, “a gente retoma com a mesa de negociação aberta e encaminhada e se eles cumprirem as promessas feitas seguiremos trabalhando. Caso a Administração não cumpra com o combinado, em março teremos nova assembleia para retomar a greve”. 
A negociação entre representantes das entidades dos trabalhadores da Justiça, o presidente do Tribunal de Justiça e integrantes da Administração foi realizada na última terça-feira, 12. Na ocasião foi apresentado o conjunto de pleitos da categoria, e estabelecidas as condições para encaminhar o término da greve. Ainda foi solicitada a suspensão de penalidades administrativas aos grevistas que tenham sido encaminhadas pelas comarcas. As propostas apresentadas foram levadas pelos dirigentes durante a assembleia geral. 

Negociação proposta 
Será constituído grupo de estudos permanente para construir um plano de valorização das carreiras dos servidores. O grupo contará com dois representantes de cada entidade participante nas negociações e a primeira reunião já está agendada para o dia 22 de novembro, no gabinete do 3º vice-presidente do TJRS, desembargador Túlio Martins.
Análise célere do requerimento da Abojeris, pela elaboração e encaminhamento de projeto de lei para a majoração do auxílio-condução dos oficiais de Justiça.
Agilidade no processamento interno do pedido de equiparação do auxílio-refeição para servidores e magistrados, a fim de que seja analisado no CODE no dia 19 de novembro e votado pelo Órgão Especial ainda no mês de dezembro.
Devolução dos salários e compensação dos dias paralisados. Segundo a Administração, será possível realizar a compensação com devolução até o dia 10 de dezembro dos valores correspondentes aos dias descontados, mediante a remessa de plano de trabalho de cada unidade, para ser encaminhada à Corregedoria-geral de Justiça. 

Fonte: Sindicato dos Servidores da Justiça do RS