Início Geral Força-tarefa realiza operação

Força-tarefa realiza operação

Grande quantidade de produtos fracionados em frascos sem procedência foram apreendidos

Grasiel Grasel
[email protected]

Na manhã dessa segunda-feira, dia 2, a Força-Tarefa Municipal de Segurança Alimentar, criada pelo Ministério Público Estadual no município em novembro, deflagrou sua primeira operação. Na oportunidade, um comércio de produtos coloniais foi alvo da fiscalização, que apreendeu mais de 600kg de produtos impróprios para consumo, variando entre alimentos vencidos e sem origem identificada.
No estabelecimento, que fica na rua Tiradentes, Centro, uma série de produtos alimentícios sem procedência definida, como queijos, ovos e doces de frutas, bem como outros com o prazo de validade vencido, como pacotes de café em pó, margarinas e pães foram recolhidos. Alguns itens, inclusive, estavam vencidos há mais de meio ano, mas a maioria era de lotes recentes. Tudo foi levado para o aterro sanitário para ser descartado, sem a possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem de materiais.
O Promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, informou que este não era o único alvo da operação no dia de hoje, mas, devido à quantidade de apreensões, o segundo ficará provavelmente para os próximos dias. Barin reforçou a necessidade de divulgar a existência da força-tarefa, pois o que foi encontrado na casa colonial é uma repetição do que já havia sido descoberto pela fiscalização estadual nas últimas ações em outros locais.
De acordo com o promotor, o estabelecimento terá que realizar adequações para voltar a operar, partindo da instauração de um inquérito civil devido ao grande número de irregularidade detectadas. “Certamente chamaremos a proprietária para um ajustamento de conduta para que o estabelecimento siga funcionando, mas de um modo adequado, que resguarde a segurança alimentar”, disse Barin, completando que ainda caberá uma avaliação de outros órgãos da força-tarefa para decidir se haverá demais consequências ou medidas a serem tomadas.
De acordo com Lizete Plotzki, coordenadora da Vigilância Sanitária e de Ações de Saúde da prefeitura, mais de 600kg de produtos impróprios para o consumo foram descartados. Ela reafirma a importância de o consumidor verificar se cada estabelecimento comercial que venda itens de gêneros alimentícios possui alvará sanitário válido e, claro, sempre conferir a data de validade dos produtos antes de serem comprados. Denúncias podem ser feitas anonimamente, pelo telefone: 3715-1546.
A Força-Tarefa Municipal de Segurança Alimentar foi criada oficialmente em no dia 13 de novembro deste ano, e é integrada pelo Ministério Público, Secretaria de Saúde, Secretaria da Agricultura, Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Serviço de Inspeção Municipal, Inspetoria Veterinária, Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) e Guarda Municipal.
Os proprietários do estabelecimento que foi alvo da operação foram procurados pelo Riovale Jornal, mas não quiseram se manifestar.