
Rosibel Fagundes
[email protected]
A Operação Verão inicia em todo o Estado no próximo dia 21 e se estende até 2 de março de 2020. Cerca de 1,1 mil profissionais atuarão nesta edição, entre eles guarda-vidas bombeiros, militares e civis que ainda estão em treinamento. Por este motivo ainda não há definição de quantos deles serão destinados para cada local como explica o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), coronel Lúcio Alex Ruzicki. “Nossa expectativa é de que 1.053 pessoas atuem em todo o estado. Mas, dependemos ainda de quantos irão se formar, para termos um número exato. Queremos manter todos os balneários que estiveram abertos no ano passado. Esta é a nossa meta”.
Para a região do Vale do Rio Pardo, a solicitação por parte do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, de Santa Cruz do Sul é de guarda vidas para atuarem em quatro balneários, sem especificar os locais, o subcomandante-geral do CBMRS explicou que critérios como a balneabilidade e o efetivo serão fundamentais para manter o serviço que já foi prestado em anos anteriores. “Nesta sexta-feira, 13, será realizada a prova, já na segunda-feira, ocorre a formatura. A partir daí que vamos definir a áreas de atuação. Temos dois tipos de formação uma para águas do mar e outra para águas internas (rios e balneários). Eu preciso saber quantos optaram por águas internas para fazer a distribuição. No edital, a gente previu 500 vagas para mar e 100 para águas internas”.
Um relatório de balneabilidade, feito pela Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) deve ser divulgado até o dia 20. Coletas de amostras de água estão sendo feitas, que irão apontar a qualidade da água para banho. “O balneário precisa ter condições próprias para banho. As águas podem alterar de um ano para outro”, afirmou o subcomandante-geral do CBMRS.














