Início Geral Heitor Schuch apresenta avaliação do ano e perspectivas

Heitor Schuch apresenta avaliação do ano e perspectivas

Schuch: 2020 será um ano de desafios

Aconteceu nesta segunda-feira, 16, mais uma edição do tradicional almoço de final de ano com a imprensa oferecido pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB). Na oportunidade, o representante santa-cruzense apresentou sua avaliação sobre o ano de 2019 e deu suas previsões sobre o que podemos esperar do poder público em 2020. Diversos veículos da mídia santa-cruzense e da região marcaram presença no evento, assim como o ‘Riovale Jornal’.
Para Schuch, o ano foi bastante complicado política e economicamente, em especial por algumas mudanças aprovadas pelo governo federal, como a Reforma da Previdência que, segundo ele, “reduziu o valor das aposentadorias dos brasileiros, mas, até agora, não resultou em qualquer efeito prático no mercado”. O deputado afirma que a maior vitória do ano foi conseguir tirar os rurais da PEC, que tinha regras mais duras para o setor.
Outra crítica do parlamentar é em relação ao comportamento do presidente Bolsonaro, que “segue apagando fogo com gasolina”, com atitudes que, segundo ele, desfavorecem a posição do país em negociações de acordos comerciais, de modo a permitir que a política de relações exteriores seja classificada como “desastrosa”.
O deputado também reiterou sua participação em discussões importantes, como o acordo do Mercosul com a União Europeia, cessão onerosa do Pré-Sal e outros. De acordo com Schuch, R$21,16 milhões em emendas parlamentares foram trazidos por ele para a região, com R$3,8 milhões deste montante ficando em Santa Cruz do Sul.
Já para 2020 Schuch prevê desafios, dando destaque para a necessidade de haver uma pacificação do debate político, o que permitirá ao governo maior foco em questões que considera primordiais, como a crise econômica, a geração de empregos e a redução das desigualdades sociais. Dentre as principais pautas que deverão chegar no congresso, ele vê muitas discussões em torno do Pacto Federativo nos primeiros meses do ano e, da mesma forma, debates a respeito da prisão em segunda instância, a qual o deputado possui posicionamento favorável.