
Ricardo Gais
[email protected]
Santa-cruzenses estão se deparando com uma cena cada vez mais comum nas ruas da cidade. Isso porque contêineres, local para descarte de lixo orgânico, estão amanhecendo com o lixo todo espalhado na calçada.
Um dos locais que se percebeu essa cena, foi na Avenida do Imigrante, na qual restos de comida, papéis, sacolas plásticas e pedaços de objetos feitos com cerâmica, aparecem espalhados ao lado do contêiner. A Secretaria do Meio Ambiente diz que foram apontados alguns casos através de reclamações da população e os casos estão sendo acompanhados mais de perto, sendo constatados que catadores informais ou moradores de rua buscam por comida nos contêineres e acabam deixando essa sujeira toda espalhada na calçada.
O secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, diz que “a Prefeitura está trabalhando no sentido de acompanhar essas situações, porém precisamos que a comunidade nos ajude, através de contatos feitos com a Secretaria de Meio Ambiente. Estamos tentando identificar os responsáveis por isso que tem acontecido, para então trabalharmos caso a caso. Estamos conseguindo buscar soluções isoladas para cada local com problemas”, diz o secretário.
Raul ainda acrescenta que a comunidade pode ajudar colocando nos contêineres apenas resíduos orgânicos e rejeitos, para que o resíduo reciclável seja coletado pela Coomcat, que faz as coletas nessas regiões. Assim evitando a poluição visual e evitando que a Prefeitura tenha que realizar a limpeza dessa sujeira diariamente. Além de estar ajudando com a cooperativa que realiza esse serviço, que é pago pelo município, estará ajudando o meio ambiente.














