
Ricardo Gais
[email protected]
Hospital Santa Cruz
Projeto criado em 2018, pela equipe interna de Captação de Recursos, o Projeto Bem na Tampa do Hospital Santa Cruz já conta com o resultado positivo da ação. São praticamente quatro toneladas de tampas e lacres metálicos, revertidos em recursos para o hospital, sendo adquiridas 40 toucas para recém-nascidos, 36 travesseiros e 20 colchões piramidais para a Instituição, neste primeiro ano de projeto.
O projeto tem vários propósitos, dentre eles a conscientização ambiental. “A gente tem como um dos objetivos conscientizar as pessoas que esse tipo de material pode ser reciclado. Também temos o objetivo de arrecadar recursos financeiros para a instituição. Realizamos a venda desse material para uma empresa do Município e da mesma forma ela reverte recursos financeiros para o hospital. Assim a instituição pode comprar itens básicos de primeira necessidade, como por exemplo, enxoval e lençóis”, disse Evandro Leal Melo, assistente administrativo de Projetos do Hospital Santa Cruz.
Inicialmente a ideia foi implantada dentro do hospital para os colaboradores e depois de algum tempo foi lançada também na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e à escola Educar-se. Outras parcerias para arrecadação de tampas e lacres ao longo do tempo foram se formando com escolas da região, grupo de escoteiros, comércios, empresas locais e municípios como Rio Pardo, Sinimbu e Candelária.
Os pontos de coletas estão espalhados por diversos locais da cidade e com uma parceria com a Secretaria de Saúde, se tem um coletor do Bem na Tampa em cada um dos postos de saúde. Tampas e lacres podem ser juntados em casa pelos cidadãos e após, encaminhar até um dos pontos de coleta, visto que o projeto não tem data final e as pessoas podem realizar suas doações quando quiserem. “A gente não imaginava o impacto que essa campanha iria causar na comunidade, porque hoje as empresas, escolas e comunidade nos procuram querendo participar. O Bem na Tampa é muito reconhecido pela comunidade”, salienta Evandro.
Quem quiser participar da campanha pode solicitar uma coletora identificada com o Bem na Tampa pelo telefone (51) 3713-7493, com Evandro ou Luiza.
Hospital Ana Nery
A campanha sustentável de arrecadação de materiais recicláveis, como tampas, lacres metálicos e papelão para o Projeto Hábito Legal, visa reduzir a poluição do meio ambiente e conscientizar a população sobre um ato pouco comum, porém prático: reciclar.
Todo material arrecadado é comercializado com uma empresa de confiança para ter a certeza que seja reciclado de forma correta e volte a ser matéria prima para ser usado em indústrias novamente, e o valor obtido é revertido em melhorias e projetos de ações ambientais internos do hospital.
O projeto já dura alguns anos internamente no Hospital Ana Nery, mas foi em 2018 que o Projeto Hábito Legal se expandiu para alguns comércios parceiros, UPA, casas de saúde, Solar Ana Nery e alguns colégios da cidade e do interior. A grande adesão também se deu pela divulgação em redes sociais, informando aqueles que não tinham conhecimento do projeto e que agora são contribuintes.
“Todo o valor que a gente arrecada é voltado para o tratamento oncológico. Claro que não é um valor alto que a gente ganha, mas ajuda a manter e é um valor que a gente deixa de pegar do hospital, com os valores arrecadados com a venda de tampinhas e lacres. Além de manter o sistema de gestão ambiental”, disse André da Rosa, auxiliar de Gestão Ambiental.
Débora Siqueira, enfermeira coordenadora da Gestão Ambiental do Hospital Ana Nery, diz que: “A gente tem uma grande contribuição do pessoal que vem da oncologia, como a gente absorve demandas dos municípios vizinhos, os pacientes que fizeram ou fazem tratamento, trazem recicláveis para colaborar na campanha. Eles (pacientes) vêm de vans e ônibus e já aproveitam e nos trazem uma grande quantidade de material”, salienta.
Se você ficou interessado no projeto, entre em contato pelo telefone 2106 – 4400 ou de segunda a sexta-feira pelo número 2104 – 4411.
O Riovale Jornal também é uma das empresas parceiras com os dois projetos, caso queira realizar alguma doação, estamos na Rua Osvaldo Cruz, 402, bairro Higienópolis.














