Início Geral Município orienta sobre poda de árvores em Santa Cruz

Município orienta sobre poda de árvores em Santa Cruz

Quando se trata de cuidado e manejo na hora da poda de árvores, sempre é bom reforçar que é preciso cautela. Nos casos em que os moradores não estejam contemplados no calendário da Poda Programada, que iniciará em maio, e não queiram aguardar pela Prefeitura, a realização da poda por terceiros também é permitida, desde que devidamente certificados para o manejo da arborização urbana. O contato de prestadores de serviços autorizados pode ser obtido diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass).
 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece ainda, que, no caso das podas serem feitas em terreno particular, o transporte dos resíduos vegetais é de responsabilidade do autor e os mesmos deverão ser depositados em terreno destinado para esse fim, no Parque de Eventos, em Capão da Cruz. Pessoas que despejarem dejetos provenientes de podas em terrenos baldios e áreas públicas e privadas também deverão responder de acordo com a lei. A ocorrência configura crime ambiental e se enquadra na Lei Complementar nº581, de 8 de novembro de 2013, que estabelece normas e sanções para atos lesivos à limpeza pública.
Já para as situações em que as copas das árvores situadas no passeio público ofereçam riscos aos pedestres ou estejam atrapalhando sinaleiras, placas e interferindo nas redes de telefonia, TV a cabo e energia elétrica, o serviço será executado mediante solicitação e avaliação da Secretaria de Meio Ambiente. Para mais orientações, basta acessar o site da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br). No menu da Semass, é só clicar à direita no link Portal da Semass, depois à esquerda no link Arborização Urbana Pública e, em seguida, sobre Projeto Poda Programada. Folders explicativos também podem ser obtidos na própria secretaria, na Rua Galvão Costa, nº 708.  Na Poda Programada, realizada pela Prefeitura, por meio da Semass, que ocorre todos os anos nos meses sem R, ou seja, de maio a agosto, a prioridade são as vias de maior fluxo de circulação de veículos e pedestres. Em breve a Prefeitura divulgará a relação dos bairros que serão contemplados para a realização de podas.