
Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Em solenidade realizada na manhã de ontem, 9, na sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO/VRP), a Brigada Militar efetuou a entrega de mais uma viatura para uso exclusivo da Patrulha Maria da Penha em Santa Cruz do Sul.
O ato contou com a presença do comandante do CRPO/VRP, Coronel Valmir José dos Reis, o comandante do 23° Batalhão de Polícia Militar (23° BPM), Tenente-Coronel Giovani Paim Moresco, a procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada estadual Kelly Moraes, o deputado federal Marcelo Moraes, presidente do Grupo de Apoio à Brigada Militar (GABM), Roberto Gross, o delegado Regional de Polícia Civil, Luciano Menezes, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Iara Bonfanti, oficiais e praças da instituição, imprensa e comunidade.
Inicialmente ocorreu a apresentação de dados estatísticos da Patrulha Maria da Penha para os presentes, seguido de manifestações das autoridades. O comandante Regional, Valmir José dos Reis, destacou que a doação da viatura irá contribuir de forma decisiva para a implementação das políticas institucionais voltadas para atendimento, de modo qualificado e segmentado, às demandas por proteção das mulheres. A deputada estadual Kelly Moraes, salientou em sua fala sobre a aprovação pela Assembleia Legislativa de um orçamento de R$ 3 milhões, destinados para políticas públicas para as mulheres, a serem aplicados pelo Governo Estadual. A vice-presidente do CMDM, Nicole Weber, agradeceu à Brigada Militar pelo serviço realizado através da Patrulha Maria da Penha, salientando o trabalho diferenciado das policiais militares. A solenidade encerrou com a entrega das chaves da nova viatura, um Toyota Corolla, que já está identificado e disponível para uso da Patrulha Maria da Penha em Santa Cruz do Sul.
AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO
Durante o mês de março, em homenagem às mulheres, a Patrulha Maria da Penha está intensificando as ações de conscientização e os atendimentos para auxiliar as vítimas da violência doméstica. Conforme o chefe da 3ª Seção, do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), capitão Rafael Carvalho Menezes, a guarnição está possibilitando um atendimento estruturado e especializado nos casos de violência doméstica. “Com a permissão da vítima, identificamos as diversas necessidades de garantia dos seus direitos e a orientamos para buscar os serviços de atendimento especializado que existem e que ela muitas vezes não sabia como procurar”, destacou o capitão.
Além dos atendimentos, a Patrulha Maria da Penha também está realizando ações de conscientização para chamar a atenção da sociedade sobre o problema.














