
Grasiel Grasel
[email protected]
A Festa da Alegria está entrando oficialmente para o calendário de eventos do Rio Grande do Sul. A partir de um projeto de lei da deputada estadual e ex-prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes (PTB), a Assembleia Legislativa (AL-RS) do Estado entendeu, no dia 3 de fevereiro, por reconhecer a importância da maior festa germânica gaúcha.
Em entrevista ao Riovale Jornal, a deputada petebista comemorou a aprovação de seu projeto e disse lamentar que a festa ainda não tinha esse merecido reconhecimento. “Tivemos essa iniciativa que é o pouco que podemos fazer pela festa, que não é só alegria, ela leva para fora o nome do município e traz emprego e renda”, disse.
Protocolado em outubro do ano passado, o Projeto de Lei 455/2019 de autoria da deputada recebeu, ainda em novembro, parecer favorável do relator na Comissão de Constituição e Justiça da AL-RS, Edson Brum (MDB), que também é autor da lei estadual de 2006 que declarou a Oktoberfest como patrimônio cultural do Estado.
Para o presidente da Oktoberfest de 2020, Márcio Martins, a aprovação representa mais uma forma de reconhecimento do evento. “A festa já é consolidada, mas ter um reconhecimento do Estado entrando no calendário dá mais visibilidade, porque pode ser divulgada em canais oficiais do governo”, afirma.
A próxima edição da Festa da Alegria está marcada para acontecer de 7 a 18 de outubro, no tradicional Parque da Oktoberfest. Sob o tema “Família, Comunidade e Educação”, essa será a 36ª vez que Santa Cruz do Sul celebrará a cultura germânica no maior evento temático do Rio Grande do Sul.














