Início Sem categoria Estado terá pesquisa inédita sobre avanço da doença

Estado terá pesquisa inédita sobre avanço da doença

Serão 18 mil testes divididos em quatro rodadas com coletas nas residências

Ricardo Gais
[email protected]

Pesquisa é inédita no país e deverá servir de exemplo para outros estados – Michal Jarmoluk por Pixabay

A iniciativa é do governo do Estado e visa estimar, com base científica, o percentual de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e o avanço da pandemia no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo inédito, a partir de amostras epidemiológicas sequenciais, que identificará o número de casos da doença por regiões, os casos mais graves e o grau de letalidade da doença. Além de identificar o percentual da população que é assintomática – quando o paciente não manifesta sintomas da doença.
Quem coordena a pesquisa é o reitor da Universidade de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal. O trabalho também mobiliza um grupo de especialistas de outras quatro universidades federais do Estado. Serão pesquisadores do Departamento de Economia e Estatística, técnicos da própria secretaria e demais setores do governo, além de colaboradores externos, universidades e hospitais.
Será uma pesquisa de campo e as aplicações dos testes devem ocorrer nos próximos dias. Serão 4.500 coletas em cada uma das quatro pesquisas previstas, com intervalo de duas semanas em cada pesquisa realizada.
Ela será aplicada em oito regiões intermediárias, sendo Santa Cruz do Sul um dos municípios escolhidos a partir de critérios populacionais do IBGE. Confira mais sobre a pesquisa em: www.estado.rs.gov.br

Situação da Covid-19
Santa Cruz do Sul:
até a segunda-feira, 30, foram 98 casos notificados, no qual, 82 são de moradores do município e os demais de cidades vizinhas. Estão em investigação 41 casos e o município aguarda as amostras encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (LACEN/RS). 57 casos já foram descartados através de exames.
Em Santa Cruz, quatro pacientes idosos estão internados com suspeita de Covid-19. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, todos são moradores do município. Os pacientes se encontram internados nos hospitais Santa Cruz e Ana Nery. Já no Ambulatório de Campanha, cerca de 151 pessoas com sintomas leves suspeitos da Covid-19 foram atendidas e nenhuma precisou ficar em observação. Casos mais graves serão recebidos nos hospitais da cidade e UPAs.
Rio Grande do Sul: o Estado Gaúcho confirmou 241 casos do novo coronavírus espalhados em 47 municípios, sendo Porto Alegre com maior número de casos, 144. Ontem, 30, foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde mais duas mortes, tratam-se de um homem de 60 anos que morava em Ivoti e de uma mulher de 84 anos que residia em Novo Hamburgo. O paciente de Ivoti recentemente havia viajado para o Oriente Médio e tinha doenças crônicas como hipertensão e cardiopatia. Dados sobre a idosa não foram divulgados até o fechamento desta edição. Na semana passada foram registradas duas mortes por coronavírus em Porto Alegre. As vítimas foram uma idosa de 91 anos e um paciente de 88.
Brasil: as secretarias estaduais de saúde contabilizam cerca de 4.579 casos confirmados da Covid-19 no país e um total de 159 mortes. O avanço da doença está acelerando no Brasil e em 25 dias desde o primeiro caso (26 de fevereiro) até o dia 21 de março, foram confirmados 1.000 infectados. Entre os dias 21 a 27 de março o país confirmou mais de 2 mil casos da doença.
Mundo: o número de pessoas contaminadas ultrapassa 737 mil casos, sendo 35 mil óbitos registrados pelo mundo. A Espanha contabilizou mais de 7,3 mil mortes e para controlar a situação o governo tomou medidas mais duras, como o confinamento em casa e atividades não essências paralisadas. A medida prevê limitar ao máximo o número de pessoas circulando nas ruas para conter a pandemia no país.
Em meio a pandemia, também há notícias boas. Mais de 156 mil pessoas em todo o mundo se recuperaram da doença. Lembrando que ainda não há vacina para o novo coronavírus e a prevenção é a melhor solução.

Situação dos quatro pacientes internados com suspeita de Covid-19 em Santa Cruz
Santa Cruz tem quatro pacientes internados com suspeita de Covid-19. No início da tarde desse domingo,29, uma pessoa estava no Hospital Ana Nery, mas já recebeu alta. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, todos os pacientes são moradores de Santa Cruz.
Paciente 1: tem 89 anos, apresentou febre, tosse, desconforto respiratório e alteração nos exames de imagem do pulmão. Tem histórico de diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Está no Hospital Ana Nery.
Paciente 2: tem 79 anos, apresentou tosse, falta de ar, desconforto respiratório, vômito, diminuição de oxigênio no sangue. Tem histórico de diabetes e doença pulmonar crônica. Está no CTI do Hospital Ana Nery.
Paciente 3: tem 95 anos, apresentou febre, tosse, falta de ar, diarreia, desconforto respiratório, redução do oxigênio no sangue e alteração no exame de imagem do pulmão. Está no Hospital Santa Cruz.
Paciente 4: tem 84 anos, apresentou febre, tosse, dispneia, desconforto respiratório e alteração no exame de imagem do pulmão. Tem histórico de doença cardiovascular crônica. Está no Hospital Ana Nery.