Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Em entrevista coletiva realizada na tarde de ontem, 15, no Palácio Piratini em Porto Alegre, o Governador Eduardo Leite confirmou que irá flexibilizar a abertura do comércio na maioria das regiões no interior do Estado. As restrições somente continuarão nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul até o dia 30 de abril onde a incidência do coronavírus é maior. O decreto com as novas medidas de distanciamento social será publicado no Diário Oficial do Estado.
O governador alegou que é preciso fazer uma transição segura entre a restrição mais rigorosa para uma mais flexível. “É uma migração para um modelo de distanciamento controlado”, disse Leite. Antes de fazer o anuncio, o governador apresentou dados que indicam que o Rio Grande do Sul conseguiu achatar a curva do coronavírus. O Estado, na comparação com outros do país, tem algumas das menores taxas de infecção de pessoas e de óbitos.
Com a decisão, as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul, estão autorizadas a realizarem apenas o funcionamento de serviços essenciais, como mercados e farmácias. Se os prefeitos das cidades desejarem, eles podem editar decretos para autorizar funcionamento de restaurantes e lanchonetes, que foi uma flexibilização feita por Leite em 9 de abril. Já o comércio em geral segue fechado, apesar da pressão de entidades empresariais que alertam para os riscos econômicos. Nas demais regiões pelo interior, os prefeitos poderão editar decretos próprios autorizando os comércios locais a voltaram ao trabalho, com protocolos de acesso e higiene a serem observados pelos municípios.














