Everson Boeck
[email protected]
Desde sexta-feira, 5, está tramitando na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 172/E/2014, de 1º de setembro de 2014, de autoria do Poder Executivo que trata do desmembramento da Secretaria Municipal de Administração e Comunicação Social. A Prefeitura divulgou uma nota ontem à tarde com diversas considerações sobre a futura estrutura de comunicação social. O governo municipal assegura que não haverá aumento de gastos e ainda não se manifestou sobre as mudanças no arranjo do primeiro escalão, isto é, quanto aos titulares das pastas.
Segundo o secretário municipal de Administração e Comunicação Social, Edemilson Severo, o principal motivo para a mudança é o excesso de demandas. A Secretaria Municipal de Administração e Comunicação Social será transformada em duas áreas distintas, alterando a estrutura administrativa sem aumentar os custos de funcionamento da máquina pública. “A pasta, como está hoje, está sobrecarregada.” Segundo a nota, a futura estrutura de comunicação, após aprovação da Câmara de Vereadores, ficará junto ao gabinete do prefeito. “Serão usados os recursos humanos já existentes, sem gerar nenhuma despesa adicional, tanto que, para suportar a criação do cargo de secretário, estão sendo eliminadas três assessorias da Unidade de Execução Municipal (UEM), e previstas outras medidas no âmbito da Administração. Trata-se de uma questão responsável”, classifica.
Outro motivo que teria levado à alteração, seria o desejo do prefeito Telmo Kirst (PP) em aproximar o trabalho da comunicação social ao Gabinete. Segundo a justificativa do projeto, há a necessidade de uma maior proximidade e um trabalho mais complexo, considerando o dia-a-dia do gabinete, que tem se mostrado com uma demanda muito grande de atendimentos, além de audiências e reuniões. Conforme considerações do prefeito Telmo Kirst, a comunicação social é percebida como uma área estratégica, que dará suporte, principalmente nos dois anos seguintes de governo, visando estabelecer um relacionamento cada vez mais eficaz e próximo da comunidade.
Atualmente, o setor de Comunicação Social funciona como um departamento junto à Secretaria de Administração desde o início do governo Telmo, quando este realizou uma grande reforma na estrutura da administração municipal, quando foram extintas três secretarias. O departamento de Comunicação Social também exerce funções de publicidade e relações públicas, ouvidoria e registro e arquivo de imagens. “À medida que se administra se percebem as novas demandas e a necessidade de mudanças. Esta é uma transformação responsável por parte do prefeito”, salienta Severo.
Arquivo/RJ
Futura Secretaria de Comunicação Social deverá ficar alocada junto
ao Palacinho (foto), utilizando toda a estrutura já existente














