Início Política Edson Brum, o presidente da AL

Edson Brum, o presidente da AL

Joice Bastos
[email protected]

Nascido na cidade de Rio Pardo, em 2 de janeiro de 1966, Edson Brum iniciou sua trajetória pública no ano de 1985, quando assumiu a direção do Clube Literário e Recreativo. Após, passou a dirigir o Olaria Futebol Clube. Com o passar dos anos, Edson dedicou-se à carreira política. Neto e filho de ex-prefeitos de sua cidade de origem, já corria no sangue a carreira que seguiria.
Em 1988, tornou-se delegado partidário pelo seu município de nascença, e também, membro do diretório estadual do PMDB. Entre os anos de 1994 e 2002, foi secretário geral da Juventude do PMDB no RS, assessor no Governo do Estado, presidente da Juventude do seu partido no RS, concorrendo duas vezes ao Parlamento gaúcho, sendo que na segunda vez, ficou suplente de deputado estadual.
Em 2003, foi nomeado pelo ex-governador Germano Rigotto, presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado (FDRH). No ano de 2005, assumiu a vaga de deputado estadual, se reelegendo em 2006. Já em 2007, assumiu a liderança da bancada do partido na Assembleia Legislativa (AL).
Tornou-se líder partidário do PMDB no parlamento gaúcho em 2008, assumindo a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo em 2009. Foi eleito presidente do PMDB do Rio Grande do Sul em 2012. Depois, assumiu a presidência da Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo (CAPC) e ficou como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia. Em 2014, foi reeleito para o quarto mandato como deputado estadual. Após anos dedicando-se à política, Edson Brum assume outro papel importante: desta vez, como presidente da Assembleia Legislativa. A cerimônia de posse ocorreu dia 31 de janeiro.

Riovale Jornal: Para você, natural da região do Vale do Rio Pardo, qual o sentimento de ter chegado à presidência da Assembleia?
Edson Brum: O sentimento é de muita alegria e satisfação, mas também de muita responsabilidade. O Legislativo é o segundo Poder do Estado e as decisões tomadas no Parlamento, pelos 55 deputados, influenciam no dia-a-dia da comunidade gaúcha. Por isso, toda essa responsabilidade.

RJ: Como pretende abordar/defender os interesses da região neste novo cargo?
Edson Brum: Temos que diferenciar o trabalho na presidência da Assembleia do cargo de deputado. Como presidente, represento os interesses do Poder Legislativo, da instituição Assembleia Legislativa. No meu gabinete parlamentar, continuarei defendendo os interesses da região como sempre fiz, através dos encaminhamentos das demandas, atendimento às entidades, defesa do setor primário, entre outros.

RJ: Como foram os primeiros dias de presidência na Assembleia?
Edson Brum: Foram de muito trabalho, cumprindo extensa agenda. Recebi inúmeras entidades e órgãos, assim como convites para diversos eventos no estado.
Ainda fiz visitas oficiais aos demais poderes: ao governador José Ivo Sartori e ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RS), desembargador José Aquino Flôres de Camargo.

 

Divulgação/RJ

Edson Brum: “O sentimento é de muita alegria e satisfação, mas também de muita responsabilidade”