VAGNER CERENTINI
[email protected]
A investigação sobre os supostos desvios de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) está agora nas mãos do Ministério Público Federal, que irá definir se nos próximos dias denuncia ou não à Justiça as 14 pessoas indiciadas.
O órgão tem agora até 15 dias para se manifestar, mas o prazo é prorrogável. O procurador José Alexandre Nunes ainda pode solicitar diligências complementares à Polícia Federal, comum em casos como esse. A partir do momento em que a denúncia for apresentada, caberá ao juiz decidir. Se aceitar, os indiciados virarão réus e o processo tramitará na 7ª Vara Federal.
Entre os indiciados está o vereador Wilson Rabuske (PT) de Santa Cruz e Maikel Raenke (PT) de Sinimbu. Investigadores dizem que o esquema foi operado a partir da Associação Santa-cruzense de Pequenos Agricultores Camponeses (Aspac), braço jurídico do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Vale do Rio Pardo, que intermediava contratos do Pronaf para agricultores da região. Recursos de empréstimos eram liberados pelo Banco do Brasil, mas eram transferidos das contas dos proprietários para contas da entidade, sem que eles ficassem sabendo.
Wilson Rabuske diz que irá apresentar números, que ainda não foram falados, segunda-feira na Câmara de Vereadores. “Houve cerca de 2,5 mil agricultores que receberam dinheiro a mais”, salientou o vereador.
Indiciados:
MPA/Aspac
Wilson Luiz Rabuske – Vereador do PT em Santa Cruz desde 2009 e coordenador do MPA no Vale do Rio Pardo. Foi indiciado por ação criminosa, fraude na obtenção de financiamento em instituição financeira e desvio de recursos de financiamento (com agravante por crime continuado). Recursos de financiamentos do Pronaf foram transferidos para contas bancárias em seu nome.
Vera Lucia Lehmenn Rabuske – Esposa de Wilson Rabuske, foi indiciada pelos mesmos crimes que o marido. O relatório aponta que Vera sempre auxiliou o marido na coordenação do escritório do MPA e da Aspac e participou da execução da fraude. Também foram repassados recursos para contas em seu nome.
Perci Roberto Schuster – Presidente da Aspac e ex-assessor de Wilson Rabuske na Câmara. Indiciado pelos mesmos motivos já citados, era usado por Wilson Rabuske como “testa de ferro na presidência da Aspac”, mas sequer se apresentava como dirigente da entidade. Recursos de financiamentos do Pronaf foram transferidos para contas bancarias em seu nome.
Maikel Ismael Raenke – Vereador pelo PT, participava da execução da fraude acompanhando a intermediação dos financiamentos em Sinimbu. Recursos de empréstimos foram transferidos para contas bancárias em seu nome.
Marlise Teresinha Goulart – Atuava junto ao MPA em Sinimbu, participava da execução da fraude acompanhando a confecção dos contratos e mantendo contato com servidores do BB. Recursos de financiamentos do Pronaf foram transferidos para contas bancárias em seu nome.
Vania Emilia Müller – Trabalhou no MPA/Aspac entre 2003 e 2013, participava da fraude colhendo autorizações de transferência de recursos das contas de agricultores e mantendo contato com servidores do BB, com quem tratava do andamento da liberação de financiamentos e do retorno de parte dos recursos para contas da Aspac.
Banco do Brasil
*Indiciados por associação criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira e desvio de recursos de financiamento (com agravamento por crime continuado).
João Carlos Hentschke – gerente-geral do BB em Santa Cruz entre agosto de 2007 e fevereiro de 2011.
Wilson Luiz Bisognin – gerente-geral do BB em Santa Cruz entre março de 2011 e julho de 2012.
Vladimir Barroso – gerente-geral do BB em Sinimbu entre julho de 2007 e fevereiro de 2011 e em Santa Cruz entre julho de 2012 e junho de 2014.
*Indiciados por associação criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, violação de sigilo de operação de instituição financeira e desvio de recursos de financiamentos (com agravamento por crime continuado).
Juliano Chedid Matte – gerente-geral do BB em Sinimbu entre fevereiro de 2011 e janeiro de 2013.
Sergio Augusto Teixeira Silveira – gerente de relacionamento do BB em Santa Cruz.
Rafael Spalding Cavalli – gerente de relacionamento do BB em Sinimbu.
*Indiciados por associação criminosa e desvio de recursos de financiamentos (com agravante por crime continuado).
Fabiana Beatriz Palhano – funcionária do BB em Sinimbu.
Clovis Kegler – funcionário do BB em Santa Cruz.














