Início Política Aprovado o projeto que beneficia doadores de medula óssea

Aprovado o projeto que beneficia doadores de medula óssea

 

A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul analisou nove matérias na noite desta segunda-feira, 31.

Foi aprovado por unanimidade o projeto do vereador Alex Knak, do PMDB, que isenta doadores de medula óssea das taxas nos concursos públicos municipais.

A intenção é incentivar as pessoas a integrarem o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). O vereador ressalta que a ideia surgiu por inspiração na campanha “Todos Por Um”, ocorrida em 2010, quando um amigo de Alex encabeçou uma ação que buscava doadores para a jovem Mariana Cuervo Eidt, falecida aos 27 anos na UTI do Hospital Ana Nery, na espera por um doador de medula óssea.

A campanha conseguiu mobilizar 16 mil pessoas que integraram o cadastro nacional de doadores. O membro do Legislativo justifica que existe uma dificuldade muito grande para os necessitados de encontrar doadores compatíveis. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doação de medula pode servir para tratamento de até 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias.

 

Vetos 

A reunião também foi marcada por dois vetos do prefeito Telmo Kirst (PP) a projetos propostos por vereadores de oposição. O Legislativo aceitou a negativa do prefeito sobre o projeto que prevê a fixação de placas de identificação em terrenos baldios, da vereadora Bruna Molz, do PTB. A bancada petebista, além do vereador do PDT, Bruno Faller, se posicionou contra o veto.

Também foi vetado o projeto que obriga a publicação da lista dos pacientes que aguardam por atendimento médico no serviço municipal de saúde. Nas duas ocasiões, a justificativa dos vetos do Executivo alegou que as matérias são “contrárias ao interesse público”, e que geram um aumento de gastos para a prefeitura. A matéria foi aprovada, mas posicionaram-se contrários os vereadores do PTB, além de Bruno Faller, do PDT, e Alex Knak, do PMDB.

Outro projeto rejeitado foi o que concedia o título de Cidadão Honorário a. Sandro Dilamar de Bittencourt, conhecido como “Sandrinho Hip-Hop”. Candidato à vereador pelo PSB na última eleição, Sandrinho coordena um projeto social no bairro Pedreira.

Antes da sessão da Câmara dos Vereadores, o plenário recebeu uma reunião especial, proposta pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), para debater as mudanças no Rapidinho, que entram em vigor nesta terça-feira, 1º.

 

Demais projetos aprovados:

Projeto de Lei nº 41/L/2017 – Institui o programa “Vou de Bike” e concede o selo “Empresa Amiga do Ciclista”, de autoria do vereador Mathias Bertram

Projeto de Lei nº 91/E/2017 – Autoriza a contratação de 6 Serventes

Projeto de Lei nº 92/E/2017 – Autoriza a contratação de 01 Enfermeiro Auditor

Projeto de Lei nº 93/E/2017 – Autoriza a contratação de 01 Coveiro

Projeto de Lei nº 94/E/2017 – Altera a Lei que dispõe sobre a estrutura administrativa do Município