
O gosto pela área existe há 19 anos, disse o proprietário da Barbearia e Saloon D’Soares, Daniel Soares, que realizou o primeiro curso de barbeiro no exército. Após esse período trabalhou na área da segurança sem deixar a vontade de lidar com os cortes de lado. Começou a trabalhar na área profissionalmente há aproximadamente seis anos.
Uma profissão que tem um significado importante na vida do Daniel. “Para mim a profissão significa uma categoria que se enquadra na área da saúde e da beleza. E eu como profissional, como tenho meu próprio estabelecimento, sou um empreendedor. Sou Microempreendedor Individual (MEI) e a empresa que garante meu sustento e ganha pão”, explica.
Ao longo do período o profissional já conquistou diploma na Associação Nacional das Escolas Profissionais de Cabelereiros e Similares em São Paulo (ANEPCSSP) e vários certificados. Além disso, é registrado no órgão que regulamenta a profissão e possui a Carteira de Registro da Beleza Estética (CRBE). O espaço ainda conta com os alvarás de funcionamento. “Minha esposa me perguntou por que eu estava juntando tantos documentos se era somente cortar cabelos, mas eu disse que não é só cortar cabelos, é muito mais que isso, é um comprometimento com o cliente. Cortar cabelos não é fácil, imagina colocar a mão na massa e às vezes ficar em torno de quatorze horas em pé, várias pessoas passando na tua mão para escolher uma autoestima melhor, por isso precisa haver confiança”.
E a barbearia do Daniel é muito mais que uma empresa, é o patrimônio do profissional, um espaço onde é dedicado todo um cuidado, e se percebe isso ao entrar no local. “A Barbearia e Saloon D’Soares é meu cartão de visita, então para ela crescer e dar certo preciso cuidar bem”. Uma profissão que oportunizou várias conquistas para Daniel. Uma delas é o novo espaço construído em que ele atende, pois antes o atendimento era realizado na parte de trás do estabelecimento, em sua residência.
ATENDIMENTO DEDICADO ÀS CRIANÇAS
Daniel Soares presta um atendimento dedicado especialmente às crianças. No espaço tem toda uma temática que envolve os pequenos: diversos brinquedos, vários bonecos de personagens, uma cadeira de carro e televisão com desenho animado. Às vezes as mães perguntam o que ele faz para deixar as crianças calmas e tranquilas e ele responde que para acalmá-las, ele não pode estar nervoso, tem que estar em paz para conquistá-las e dar atenção. “Eu não viso só o dinheiro, eu viso o bem-estar, pois eu trabalho para ser recompensado pelo meu esforço. Sou amigo das crianças, isso é um diferencial”.
O profissional se especializou em corte infantil, foi um dos pioneiros de Santa Cruz do Sul na área e através dele, mais de dez clientes também viraram barbeiros. E para desenhar tão bem no cabelo da criançada há uma paixão pela arte. “Como dizem, para tudo é preciso praticar e estudar. E se tu já tem um dom com o desenho isso ajuda. E eu tenho, pois ia muito bem nas aulas de educação artística na escola. Eu olho no celular e já desenho na cabeça, direto, não tem um molde. Me perguntam se tenho o molde, mas eu digo que não preciso. A criatividade vem na hora”.
Dos desenhos mais pedidos estão as caricaturas, os personagens infantis como ‘Os Simpsons’, ‘Super-Homem’, ‘Batman’, ‘Homem Aranha’, além dos símbolos, estrelas, desenhos de todos os tipos. “Inclusive fiz uma especialização para dar aula e virei professor, montei uma escola e passo meus ensinamentos nas segundas e quartas-feiras à noite. São aulas individuais, realizadas através de agendamento, mediante disponibilidade”.
AMOR SEM GANHAR NADA EM TROCA
Para Daniel Soares a intenção não é só o dinheiro. “A minha intenção não é só ganhar dinheiro, é ensinar, passar adiante o que eu sei e se eu visar somente o dinheiro deixarei a desejar”, salienta. Daniel pensa que quanto mais pessoas souberem lidar com cabelos, mais estilos serão colocados em prática, por isso o profissional não tem a visão da concorrência, para ele o que vale é o atendimento diferenciado.
Como ele mesmo diz: “o sol nasceu para todos e cada um conquista seu espaço. A pessoa pode trabalhar que nem o outro, ter as mesmas técnicas, mas o que vai mudar é o diferencial, o atendimento, a qualidade em que o profissional vai prestar o serviço. Conhecimento é bom, mas não adianta tê-lo se não colocá-lo em prática”.
Um trabalho dedicado em que Daniel realiza sozinho. Para ele, empreender não é nada fácil, é necessário dar o máximo de si, pois a renda depende do esforço. “Para ter sucesso tu deve dar o máximo, pois a renda depende do teu empenho, então tu deve ir além do teu limite. Já trabalhei seis dias por semana. Folgava dois domingos por mês. E é assim que construímos nossos sonhos. Acredito nisso, pois Deus me deu saúde e as mãos para almejar e conquistar, não adianta sorte se tu não tem a vontade”.














