Na sociedade em que vivemos, onde o culto à beleza se faz cada vez mais presente, a aparência física desempenha um papel de grande importância, sendo, por vezes, mais valorizada do que a satisfação profissional, econômica ou afetiva. Dentro desse contexto, o processo de envelhecimento frequentemente vem acompanhado de um impacto psicossocial negativo, afetando o cotidiano das mulheres.
O envelhecimento, de modo geral, é influenciado tanto por fatores ambientais quanto genéticos. A exposição ao sol constitui o principal fator ambiental relacionado ao envelhecimento cutâneo. Portanto, a melhor maneira de preveni-lo ou retardá-lo é através do uso de fotoprotetores ou filtros solares.
Com o passar dos anos, há surgimento de manchas, além de perda de volume e sustentação da pele. Com isso, há queda das pálpebras, o que confere ao rosto um “olhar cansado”. A diminuição do volume e do contorno da face também são observados. Todos esses fatores precisam ser considerados para a escolha da melhor forma de tratamento.
A hidratação adequada, com o uso de agentes antioxidantes, ajuda a melhorar o aspecto da pele. Os “peelings” químicos, que consistem na aplicação de substâncias que promovem uma esfoliação da pele, também contribuem para a renovação celular, melhorando a sua textura.
Divulgação/RJ
Outras técnicas, muito utilizadas para o rejuvenescimento, incluem a injeção de toxina botulínica e de ácido hialurônico e o uso de “lasers” e luz intensa pulsada.
A injeção de toxina botulínica, utilizada principalmente para o tratamento do terço superior da face, provoca o relaxamento da musculatura, com consequente diminuição das linhas de expressão.
O ácido hialurônico é utilizado para promover aumento de volume e preenchimento das rugas e sulcos, levando a um remodelamento tridimensional do rosto, para que o mesmo adquira um aspecto mais jovem e natural.
Os “lasers” e a luz intensa pulsada são utilizados para a remoção de manchas e de pequenos vasos e para promover a síntese de colágeno, auxiliando no rejuvenescimento.
Todas as terapias que foram descritas podem ser combinadas, de diferentes maneiras, individualizando-se a escolha do tratamento de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Diante de todo esse arsenal terapêutico disponível, é possível sim envelhecer bela e ficar de bem com a vida! E que venham ainda muitos Dias Internacionais da Mulher!
Dra. Gláucia Thomas Heckler
Médica Dermatologista -CREMERS 24689
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia














