Início Especiais Comunicação é fundamental nas relações

Comunicação é fundamental nas relações

Arte do australiano Loui Jover: Dia dos Namorados, 12 de junho, Ž uma data com significado especial

Nelson Treglia
[email protected]

O entendimento e a compreensão do “outro”, são fundamentais nas relações amorosas, da mesma forma que acontece em todo tipo de relação. Mas a vida a dois exige muito nesse sentido, e é preciso estar atento à comunicação para que o relacionamento prospere.
A psicóloga Michelle Raabe, em entrevista ao ‘Riovale Jornal’, aborda essa e outras questões. Confira:

Riovale – O que representa uma data como o Dia dos Namorados para um casal? É possível aproveitar a data para fortalecer a relação? Como isso pode ser feito?
Michelle Raabe –
Dia dos Namorados é uma data com significado especial. O dia 12 de junho representa  a celebração do amor e da união do casal, porém, é importante salientar que a felicidade e o fortalecimento da relação não está somente nesta data comemorativa e sim na vivência e na construção do dia a dia.

Riovale – Nos dias atuais, há uma crise de diálogo na sociedade, em função dos confrontos nas redes sociais. Qual é a importância do diálogo numa relação a dois? É o aspecto mais importante, não é verdade? Por quê?
Michelle Raabe –
O namoro e a comunicação estão diretamente ligados, se você quer ter um relacionamento saudável  e duradouro, comunique-se com a pessoa amada de forma sincera e transparente. Fale com a pessoa sobre todos os assuntos, aceite as diferenças, não tente mudá-la e construa um relacionamento baseado em verdades.

Riovale – Podemos dizer que hoje as relações, de fato, são mais efêmeras? Ou as pessoas buscam uma estabilidade em termos de relacionamento? Que tipo de experiências, nesse sentido, você percebe atuando como psicóloga?
Michelle Raabe –
Hoje o índice de separação é muito alto pelo fato de cada vez mais as pessoas estarem buscando a felicidade para si, ou seja, no momento que não estão mais felizes terminam e buscam em outra relação vivências de prazer. O que me chama atenção é o fato das pessoas acabarem uma relação de pouco tempo por não saberem lidar com desconfortos. Nunca foi tão fácil estar com alguém sem ter o menor conhecimento ou afinidade desta pessoa. Uma sociedade composta por algumas pessoas egocêntricas e com dificuldade de criar vínculos duradouros, desejando o máximo de intensidade e o mínimo de compromisso. 

Riovale – Qual é a real importância do sexo para uma relação a dois? Isso varia de casal para casal? É importante, neste tema em particular, manter um diálogo aberto, sem maiores pressões? Por quê?
Michelle Raabe –
O sexo é importante porque é uma das formas de nos ligarmos à pessoa que amamos. É evidente que não é só através do sexo que se constrói uma ligação afetiva segura. Mas a verdade é que essa forma de intimidade é um laço muito potente. Quanto melhor as coisas funcionarem a esse nível, mais felizes e seguras as pessoas se sentirão (dentro e fora da relação). Quando não há ligação emocional, o sexo pode ser bom. Mas quando há uma conexão segura, é muito melhor. Os casais mais felizes reconhecem a importância do sexo, entregam-se sem reservas e/ou pudores e sentem o maior prazer que se pode ter.

Riovale – Qual a maior dificuldade que você encontra nos casais atualmente, e como isso pode ser solucionado?
Michelle Raabe –
Diferentemente de antigamente, hoje em dia temos acesso a muitas coisas de forma rápida e descartável, como comida, roupas, vídeo, etc. Usufrui-se das coisas sem precisar esperar muito ou se esforçar para tê-las. Nesse contexto muitas vezes acaba-se transferindo esse comportamento também para as relações, ou seja, falta de comprometimento, falta de comunicação, infidelidade, estresse, falta de comprometimento, falta de comunicação, infidelidade conjugal, estresse financeiro e expectativas não satisfeitas. A solução para isto, se dá na construção sólida e verdadeira do relacionamento.

Riovale – Para um relacionamento dar certo, é preciso que haja afinidades dentro do casal? Ou os opostos se atraem? Por quê?
Michelle Raabe –
Havendo diferenças ou afinidades o RESPEITO é o alicerce de qualquer relação, sendo assim, pessoas diferentes ou “iguais” podem sim dar certo com a pessoa escolhida para amar. 

Riovale – Há espaço para relacionamentos abertos (ou poliamor) na sociedade atual? Como você avalia esta questão?
Michelle Raabe –
Como falei na pergunta acima o RESPEITO deve estar acima de qualquer questionamento, cada pessoa sabe para si o que a faz feliz. Certo e errado ao meu ponto de vista é muito relativo, atuo com o que faz bem e o que não faz, então, indiferente de quem for e quais forem suas escolhas, o importante é estar feliz!

Riovale – Qual a maior queixa das pessoas em relação aos seus parceiros? Como isto pode ser conversado ou resolvido?
Michelle Raabe –
Cada relacionamento tem suas particularidades, o que mais percebo é a falta e/ou falha de comunicação entre os casais, para que isto melhore precisa-se de tempo, o que hoje está “escasso”. Então, busque mais tempo juntos, elogie mais, beije mais e antes de se apaixonar por alguém apaixone-se por si mesmo todos os dias!!

Michelle Raabe, psic—loga