Início Especiais Dia do engenheiro: Comemore a data do profissional da engenharia

Dia do engenheiro: Comemore a data do profissional da engenharia

Vice-presidente do escrit—rio regional do Sinduscon v um bom 2020 para a profiss‹o

No dia 10 de dezembro é comemorado o dia do engenheiro e, embora existam diversas áreas diferentes da engenharia, essa em especial é voltada ao profissional da civil, que é responsável por desenhar, projetar e concretizar construções, sejam elas residências ou prédios comerciais, com foco especialmente na garantia de que elas sejam seguras.
São os profissionais da engenharia que se responsabilizam pela segurança de uma obra, afinal, para garantir que uma grande estrutura seja construída sem nenhum risco de colapsar, são necessários vários cálculos e projeções. Para garantir que o engenheiro seja um profissional de confiança, sempre garanta que ele é registrado junto ao CREA-RS.
A data é comemorada no Brasil em alusão ao Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor. Para a categoria, a data representa uma conquista muito importante, que permite que seus profissionais trabalhem com mais segurança jurídica e física.
No Rio Grande do Sul, a entidade que representa os engenheiros civis é o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-RS) e, na região, a responsabilidade fica com o escritório regional do Vale do Rio Pardo, que funciona como uma espécie de filial.

Sinduscon comemora
O vice-presidente do escritório regional do Sinduscon, Astor Grüner, afirma que esta é uma data muito importante, especial para reflexões. “Este é um momento onde se pode refletir sobre aquilo que funciona bem na profissão e sobre onde nós temos que melhorar ainda, tanto em legislação como em trabalho e responsabilidade”, disse.
Para Grüner, 2019 foi um ano em que muito teve que ser revisto na engenharia civil, especialmente por causa dos acontecimentos da operação Lava-Jato, relações com a Petrobras e outros casos nos quais a construção civil esteve envolvida. “Com isso, nós conseguimos avançar um pouco na nossa legislação, no trato com nossos profissionais no sentido de ter uma fiscalização maior e um acompanhamento maior com o aumento de responsabilidade”, afirma. Segundo ele, os acontecimentos contribuíram para uma melhoria na postura dos profissionais e empresas.

Que venha 2020
Para 2020, as expectativas do sindicato são avanços nas legislações como um todo, especialmente na área de concorrências públicas, na qual os profissionais da engenharia estão bastante envolvidos. Segundo Grüner, os profissionais e os projetos que envolvem as obras de licitações podem ser muito mais técnicos, porque o maior problema nestas grandes licitações é que os projetos costumam ser básicos demais, sem ter um acompanhamento técnico adequado e apurado, o que deixa margem para uma série de situações inconvenientes. Para ele, uma melhoria na legislação que rege sobre estes aspectos seria muito importante.
Sobre a passagem da data, o vice-presidente do escritório regional do Sinduscon-RS disse esperar que os profissionais continuem se aperfeiçoando. “Os profissionais de engenharia são a base do Sinduscon na parte técnica, no acompanhamento das obras. A gente almeja que eles possam cada vez mais participar nas melhorias que estão sendo empreendidas nas obras em geral”, disse Grüner.

Encontro com a imprensa
Na manhã de hoje, dia do engenheiro, o Sinduscon prepara um café da manhã com a imprensa, na sede do Escritório Regional Vale do Rio Pardo. O objetivo do encontro é falar sobre apresentar o planejamento do Escritório Regional para o biênio 2020/2021, bem como analisar o atual cenário da construção civil no município e região, além das perspectivas do setor para 2020.
Segundo Grüner, os dados que serão apresentados são animadores para o setor. “Tivemos melhorias nos últimos tempos em relação ao PIB, novos investimentos na área da construção civil, novos lançamentos, melhoria nos níveis de emprego. Então, nossas perspectivas para o ano que vem são muito boas”, afirmou.