
Grasiel Grasel
[email protected]
Parte importante do processo de conservação das tradições gaúchas é valorizar e marcar o legado dos que se empenham por isto. Em Santa Cruz e região não faltam nomes de pessoas que dedicaram suas vidas à divulgação do ser gaúcho, portanto, eles serão lembrados nesta Semana Farroupilha, sejam eles em vida ou em memória.
Na Semana Farroupilha do município e da Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS), o patrono será o poeta e declamador Ibani Bicca, conhecido por suas participações e vitórias no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) e em rodeios artísticos da região. Natural de Candelária, ele cresceu no interior de Vera Cruz, formou-se como Sargento e, participando de entidades tradicionalistas dentro de corporações militares, acabou se aproximando ainda mais da poesia gaúcha. Hoje Bicca atua participando de eventos e ofertando oficinas de declamação.
O declamador destaca a importância que vê no esforço de quem faz o possível para cultivar as tradições de nosso Estado, mesmo que como meros espectadores dos festejos, pois, segundo ele, “todos nós somos gaúchos e gaúchas, pilchados ou não”. Ibani diz que, em sua visão, o ideal é que a Semana Farroupilha seja vista como uma festa popular do povo gaúcho como um todo, não apenas de tradicionalistas.
Atualmente militar da reserva, Ibani foi escolhido por uma comissão formada para organizar a Semana Farroupilha do município, a qual é composta por membros de entidades importantes do poder público: o Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação e a Secretarias de Educação e de Cultura, assim como a ATS.
Os outros dois homenageados escolhidos pela comissão organizadora são Marisa Rossa, conhecida por seus trabalhos no setor cultural do tradicionalismo regional, e Arabi Ivan Ferraz, figura popular dos rodeios de laço comprido, os quais não deixa de participar mesmo já se aproximando dos 80 anos.














