
Fotos: Divulgação
Com foco na formação acadêmica e no impacto social, a Clínica de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) oferece tratamentos básicos e especializados em algumas áreas para diferentes faixas etárias, consolidando seu papel fundamental na saúde regional em 2025. Ao longo do ano, o serviço registrou a marca de 4.705 atendimentos prestados, reafirmando o compromisso da Universidade com a prestação de serviços à comunidade.
Sob a coordenação da professora Beatriz Baldo Marques e contando com uma equipe técnica e docente qualificada, a clínica está localizada no Bloco 32 do campus universitário. O espaço funciona como uma clínica-escola, onde os estudantes colocam em prática os conhecimentos teóricos sob supervisão direta dos docentes, garantindo assistência odontológica a quem mais precisa.
A clínica atende pacientes nas diversas áreas da saúde bucal, desde crianças até idosos. Entre os principais procedimentos realizados, destacam-se: tratamentos gerais das áreas de triagens e urgências (avaliações diagnósticas); dentística (restauração); endodontia (tratamento de canal); periodontia (profilaxia); reabilitação, como cirurgias de menor complexidade e próteses dentárias totais e parciais, além de procedimentos de odontopediatria (clínica geral) e ortodontia (preventiva) para crianças de 7 a 9 anos. Em todos os atendimentos valoriza-se a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Na infraestrutura do bloco, realizam-se ainda atividades e cursos de extensão, que abrangem outras áreas de formação da Odontologia, como por exemplo a Harmonização Orofacial.
Para garantir a fluidez na prestação de serviços, o espaço mantém um cronograma de atendimentos, seguindo o calendário de aulas da Universidade, nos turnos da manhã (das 7h30min às 11h30min) e tarde (das 13h às 17h30min). O serviço também se estende ao período noturno, atualmente nas quartas e quintas-feiras, para pacientes com agendamento prévio.

Inovação no ensino: paciente da comunidade é beneficiada com a implantação de facetas
Dentre as atividades realizadas na Clínica, foram organizadas pela professora Magda de Sousa Reis, aulas especiais no Estágio em Clínica Odontológica D, onde o professor Gustavo Renner Hermes, da área de Dentística Restauradora, demonstrou aos estudantes formandos o procedimento de execução de facetas e coroas dos dentes. A atividade teve como objetivo oportunizar o aprendizado e o aprimoramento técnico relacionados a uma intervenção minimamente invasiva associada a novos materiais e tecnologias envolvendo a estética
Como resultado do trabalho realizado, a experiência foi considerada valiosa tanto para os alunos quanto para a paciente, que despediu-se do ano com um sorriso renovado e feliz. Segundo a professora, foi “um ganho estético e funcional que impactará positivamente sua qualidade de vida, sua saúde e seu bem-estar”, pontua.
O professor Gustavo Hermes ressalta a importância dessas oportunidades para potencializar o aprendizado dos estudantes, ao assistir o trabalho dos docentes, e em especial, quando determinados procedimentos são complexos e exigem mais experiência profissional para a execução. “Foi muito bacana, pois numa aula teórica prévia, conversamos sobre como conduzir casos como o da paciente atendida, bem como das orientações que lhe foram repassadas de possibilidades de tratamento. Achei de grande valia a maneira como conduzimos o caso onde os estudantes puderam acompanhar e fazer perguntas durante todo o atendimento”, finaliza.
A dentística restauradora é uma especialidade odontológica que trabalha o restabelecimento de dentes danificados a partir de procedimentos como restaurações, coroas e facetas, que têm por objetivo devolver ao paciente a funcionalidade e estética dentária. O processo começa com uma avaliação e realização de exames para que seja identificada a melhor forma de tratamento, que visa não somente o fator estético, mas também prevenir infecções, dificuldade na mastigação e na fala, permitindo maior qualidade de vida.














