
Fotos: Jacson Miguel Stülp
No último ato enquanto presidente da Câmara de Vereadores em 2025, Nicole Weber Covatti (PP) assinou o contrato com a empresa CJ Empreendimentos Ltda para a construção do novo prédio do Legislativo. As obras devem iniciar em janeiro de 2026, com um prazo de execução de 36 meses. O prédio de oito andares será erguido em um terreno na Rua Marechal Deodoro, 88, no Centro, e tem custo estimado em R$ 19,6 milhões.
O ato de assinatura foi realizado na calçada do terreno do futuro prédio, com a presença dos representantes da empresa, de vereadores e funcionários da Câmara. A presidente Nicole disse que trata-se de um momento histórico para o município, pois é mais um passo para a construção da sede própria do Legislativo.
“Hoje materializamos algo que começou na mão de alguns presidentes, antes de mim. Nesse ano, tinha a possibilidade postergar para o próximo ano ou tocar. E fizemos todos os procedimentos certos, as datas certas, correções que precisava em projeto com a empresa”, recordou.
Ela também destacou que a existência de um prédio próprio para o Legislativo representa economia para os cofres públicos, visto que a sede atual é alugada. Além disso, frisou que o novo espaço é mais adequado para receber a população. “É uma estrutura que o povo usa, através de todas as entidades e os órgãos”, concluiu.
O vereador Ilário Keller (PP), comprou o terreno em 2001 quando ocupou a presidência, e fez um histórico ao longo do período. “Hoje é um dia importante porque por 24 anos o projeto ficou parado. Adquiri o terreno, que foi um ótimo investimento para o município e posteriormente tivemos problemas por conta do projeto e talvez por isso que os demais presidentes deixaram o projeto paralisado, que passou a andar a partir de 2022. E hoje está aí, vai receber o novo prédio do Legislativo”, mencionou.
O sócio-proprietário da CJ Empreendimentos, Josué de Oliveira Prestes, destacou que a empresa se sente muito orgulhosa em erguer a nova sede do Poder Legislativo, que classificou como um novo monumento para a cidade. “Estamos erguendo um prédio que vai ficar para sempre na história de Santa Cruz”, citou.
Estiveram presentes ainda os vereadores Licerio Agnes (PSDB), Abel Trindade (PL) e Gerson Vargas (PP). O termo de início deverá ser assinado ainda em janeiro. Enquanto isso, a construtora já mobiliza as equipes que atuarão na construção da nova sede. A edificação, de 4.605,99 metros quadrados, terá estilo contemporâneo e atenderá aos padrões de eficiência, acessibilidade, acolhimento e transparência.















