
Foto: Évelin Nyland
Uma noite com música de vários estilos, cinema, artesanato, pintura, shows circenses, sarau literário e ainda um vasto folclore culinário de diferentes regiões. Assim será a primeira edição do Santa Cruz Multicultural, que ocorrerá no dia 31 de janeiro, na Rua Marechal Floriano e Praça da Bandeira. O evento terá início às 19h e deve se estender até a meia-noite.
Nesta quinta-feira, 22, ocorreu o lançamento da programação, no Salão Nobre do Palacinho. O ato contou com a presença do prefeito em exercício, Alex Knak, de secretários, vereadores, agentes culturais e comunidade em geral. A estrutura será composta por três palcos gigantes, que serão montados na região central, onde artistas locais se apresentarão em shows simultâneos de rock, reggae e samba de raiz. O evento contará também com integrantes das escolas de samba do município, além de grafiteiros que criarão obras de arte ao vivo.
Já no folclore culinário, destacam-se pratos de diversas regiões como esfihas árabes, empanadas argentinas, poke havaiano, sushi japonês, pretzel alemão, o tradicional carreteiro gaúcho e o acarajé da Bahia.
A programação foi apresentada pelo secretário de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers. “Com certeza será uma noite histórica, em pleno mês de janeiro”, garantiu Albers. Ainda segundo ele, a ideia é fazer o município avançar cada vez mais na área da cultura. “O objetivo de um governo é fomentar a cultura, o turismo, é fomentar todas as outras áreas e isso tudo reverter em desenvolvimento econômico da cidade. E é isso que a gente está fazendo e é por isso que a gente tem colocado criatividade em nossas ações, para que a gente possa fazer Santa Cruz se desenvolver cada vez mais culturalmente, turisticamente e em todas as outras áreas”, afirmou. Ainda de acordo com o secretário, o Santa Cruz Multicultural deve ser levado aos bairros do município durante o ano.
O prefeito, Alex Knak, elogiou o empenho da equipe da administração municipal. “Como é bom trabalhar ao lado de pessoas comprometidas e que têm vontade de apresentar resultados. É por isso que a cultura está fazendo tanto sucesso por aqui e fico honrado por ter vocês ao meu lado, se doando, trabalhando para que Santa Cruz esteja cada vez mais em desenvolvimento”, disse Knak.
Prestigiando o evento, a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Magui Kaempf, também se manifestou. “É uma alegria estar aqui. A gente passou o ano passado buscando demonstrar para a prefeitura, para o nosso Estado, a potência de Santa Cruz na cultura. Eu acredito que agora a gente vai poder colocar toda essa efervescência para criar coisas muito lindas para a nossa cidade, e a Santa Cruz Multicultural é exemplo disso. Que seja uma noite inesquecível”, disse a presidente.














