
José Carlos Ferreira – [email protected]
O Avenida ganhou do Guarany de Bagé, por 2 a 1, e assumiu a liderança do quadrangular decisivo do Gauchão para evitar o rebaixamento para a Divisão de Acesso de 2027, com quatro pontos. O duelo aconteceu na noite desta segunda-feira, 9, nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Na outra partida do torneio, Monsoon e Internacional-SM empataram em 1 a 1 no Passo d’Areia, em Porto Alegre. A equipe de Capão da Canoa será o próximo adversário do Periquito, igualmente na casa alviverde, mas a Federação Gaúcha de Futebol ainda não divulgou data e horário do confronto da terceira rodada.
Logo nos primeiros movimentos do jogo, o Avenida tirou o zero do placar. Após rápida cobrança de lateral, Vinícius Silva cruzou da esquerda e a bola se apresentou no meio da área para Wesley Pionteck bater firme e fazer 1 a 0 aos 2 minutos. O Periquito procurou ampliar, mas também deu espaços para o Guarany rondar a área alviverde em busca do empate.
A pressão do Índio funcionou aos 32 minutos. Em contragolpe veloz, Marquinhos acertou lindo chute de fora da área e a bola morreu no canto esquerdo do goleiro Rodrigo Mamá: 1 a 1. Na comemoração, o autor do gol alvirrubro recebeu cartão amarelo por subir na cerca. Cinco minutos depois, Marquinhos cometeu falta no meio do campo, levou o segundo amarelo e foi expulso.
Com um jogador a mais, o Avenida retomou a caga ofensiva e teve um pênalti sobre Anderson Recife a seu favor já nos acréscimos. Wellisson cobrou a penalidade aos 49 minutos e marcou o quinto gol dele no campeonato para se igualar ao centroavante Carlos Vinicius, do Grêmio, na artilharia. Na saída das equipes para o intervalo, mais confusão na pressão de jogadores sobre a arbitragem.
O segundo tempo transcorreu sem alteração no escore, mas emoções não faltaram, principalmente no fim do jogo. Mesmo em desvantagem numérica, o Guarany continuou em busca de novo empate, enquanto o Avenida esperava o melhor momento para aumentar diferença. Nos acréscimos, Jean Carlos, do Índio, deu um suco em Luisinho, do Periquito, e foi expulso. Pouco depois o árbitro Janvie Baroni encerrou a partida e ainda assim apresentou o cartão vermelho para Welder, mais um do Guarany.














