Início Cultura Artes visuais | Exposição une arte e solidariedade no Hospital Ana Nery

Artes visuais | Exposição une arte e solidariedade no Hospital Ana Nery

Obras do Atelier Márcia Marostega destinam parte das vendas à Liga de Combate ao Câncer

Obras que estão expostas na recepção principal da casa de saúde e disponíveis para venda
Fotos: Divulgação

A recepção principal do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, transformou-se em espaço cultural e solidário. Até o dia 29 deste mês, o local abriga a mostra “Arte que Abraça. Natureza que Inspira. Solidariedade que Transforma”, iniciativa da artista Márcia Marostega e do Atelier Márcia Marostega, com apoio da instituição hospitalar. O evento tem caráter beneficente: 50% do valor das obras vendidas será destinado à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Márcia Marostega explica que a proposta nasceu do desejo de colocar a arte a serviço da comunidade. “Nossa ideia foi sermos parceiros solidários. Existem tantas pessoas que precisam desse apoio em um momento tão difícil de enfrentamento da doença. Eu já passei por isso e sei bem o que significa”, afirmou. A artista destaca ainda o engajamento coletivo: “O atelier é um coletivo, e as pessoas abraçaram essa ideia. Acho muito importante esse engajamento dos artistas com a comunidade. Uma pessoa sozinha não faz muita coisa, mas quando todos abraçam uma ideia, isso ganha muita força”.

Para Michele Henn Waechter, presidente da Liga, a iniciativa é essencial diante do aumento da demanda. “A Liga atende atualmente cerca de 220 pacientes e, somente com o auxílio de medicamentos e suplementos, temos um investimento de aproximadamente R$ 9 mil por mês. Ações como esta nos ajudam a manter e ampliar esse trabalho tão importante em prol do paciente com câncer”, destacou.

Ronete Nicolay, coordenadora da recepção do Hospital Ana Nery, reforça o caráter simbólico da mostra. “É um gesto de solidariedade, talento e esperança. Por meio do belíssimo trabalho das artistas, a renda obtida com as vendas será revertida para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, transformando cores e criatividade em apoio e cuidado para quem mais precisa”, acentuou.

Mais do que uma exposição, a iniciativa representa um encontro entre arte e solidariedade, mostrando que criatividade e talento podem se transformar em acolhimento e esperança para quem enfrenta o câncer. Além da mostra, a ação inclui uma Ação entre Amigos, com nove obras doadas por artistas do atelier. Os números custam R$ 50,00 e o sorteio ocorrerá em 10 de setembro. O Pix para participação é o CNPJ da Liga: 04325088000172.

Algumas das obras que serão sorteadas na Ação entre Amigos

Quem participa
• Artistas da exposição
Bernardo Riesch, Carmen Pozzobon da Costa, Cida Lucchese, Cristina Eidt, Cris Nedel, Eli Lawisch, Elusa Borowski Morsch, Isabel Goldmeyer, Ilse O’meagher, Joana Silvestrin Zanon, José Arlei Cardoso, Juliane Mai, Márcia Marostega, Maria Bernadete de Souza, Marília Martin, Nelza Lau, Nilza Picada, Paula Helena Schmitt, Riele Kraether, Silvani Gassen Dal Forno, Solange Pereira, Tania Valentini, Theo Raddatz Cruz, Traudi Meurer e Zelia Coletti Ohlweiler

•Artistas que doaram as obras para a Ação entre Amigos
Cris Eidt, ElusaBorowskiMorsch, Juliane Mai, Márcia Marostega, Marília Martin, Riele Kraether, Silvani Gassen Dal Forno,Solange Pereira e Traudi Meurer

Presidente da Liga e representante do Ana Nery com artistas que doaram as obras