Alyne Motta
[email protected]
Laços, bolas, luzes, adereços variados e enfeites em diversas cores. Assim é o Natal, que antes mesmo de sua data, o 25 de dezembro, colore as ruas da cidade, deixando um clima mágico aonde quer que se olhe. As praças ganham um colorido especial, seja de dia ou de noite.
Mas não é somente nas ruas que a magia do Natal chega. Os shopping centers santa-cruzenses também preparam uma decoração bem características. Por coincidência, a arte do Max Shopping Center e do Shopping Santa Cruz foi idealizada por Cida Fontana e executada por Jahn Brasil e sua equipe.
Cada decoração tem uma história diferente. “Primeiramente escuto o cliente e vejo quais são as necessidades. Depois, partindo do material disponível monto a ideia, compatível sempre com a campanha de marketing de cada shopping”, revela Cida Fontana.
Normalmente a escolha de cores e materiais e feita pela própria Cida e apresentada aos lojistas e administração. Com relação ao tempo, considerando o desenvolvimento de projeto, pesquisa de materiais, orçamento e confecção, a idealizadora revela que o trabalho gira em torno de 30 dias.
“Por se tratar de dois estabelecimentos distintos procuramos ao máximo diferenciar os conceitos e manter sigilo absoluto até a colocação da decoração”, declara Cida, que ainda completa afirmando que não é muito fácil, a cada ano, apresentar uma ideia diferente e fazer diferente em cada um.
“Porém como já disse Fernando Pessoa, viver não é necessário; o que é necessário é criar”, assegura Cida. Ambas as criações podem ser conferidas diariamente, nos horários de funcionamento dos estabelecimentos.
Rolf Steinhaus

Max Shopping Center
O Max Shopping Center (Sete de Setembo, 36), por exemplo, tem como campanha levar um cliente à Paris. Por isso optei por uma decoração mais sofisticada, usando o branco e o dourado, lembrando a neve de Paris. Este é o segundo ano que Cida assina a decoração natalina do local.
Fotos: Alyne Motta


Shopping Santa Cruz
No Shopping Santa Cruz (Senador Alberto Pasqualine, 18) a opção foi pela renovação. Durante três anos consecutivos trabalhamos com as cores tradicionais. Este, que é o quarto ano que assina a decoração, Cida, para dar uma renovada e surpreender, a aposta foi ousar nas cores rosa, roxo, vermelho com predominância nos tons de azuis.
Fotos: Alyne Motta


Borges de Medeiros também inovou
Este ano, diferente dos demais, a rua Borges de Medeiros, na quadra entre as ruas Marechal Floriano e Marechal Deodoro, ganhou um colorido a mais. Fora da rota iluminada tradicionalmente pela Christkindfest, os estabelecimentos comerciais fizeram por si.
A inspiração ficou a cargo do decorador Carlinhos Weiss e a execução por conta de Robson Viana, gerente da Floricultura Weiss Blumenn. A ideia, segundo eles, é trazer o espírito natalino para as ruas, de uma forma diferente, chamando a atenção e a admiração de quem passa.
“Optamos por colocar 432 luzes nas árvores da rua, sendo 5,5 metros de luzes fixas e piscantes, buscando um efeito mágico em quem passa por baixo”, revela Robson. A ação é resultado da união de todos os comerciantes. “Cada um contribuiu para a idealização e execução do projeto”, complementa o gerente.
Divulgação/Weiss Blumenn

Em 2014 haverá surpresas
Este ano, a decoração da Borges de Medeiros ficou só no Natal. Para 2014, não deve ficar por ai. Segundo Robson Viana, os comerciantes devem decorar a rua em todas as datas comemorativas do ano. “Vamos tornar um local atrativo”, comenta o gerente que ainda declara que “o Natal de 2014 será cheio de surpresas”.
Para que tudo fosse possível, além da colaboração dos comerciantes, da idealização e execução pela Weiss Blumenn, a decoração teve um grande auxílio por parte da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, que cedeu os carros e guinchos para colocação das luzes.














