Hardi Assmann – Presidente do Sindicato da Construção e do Mobiliário
Visando decrescer o número de acidentes de trabalho, é recomendável o uso de metodologias com capacitações, treinamentos, campanhas de conscientização, utilização de equipamentos de proteção, entre outros.
Quando se trata do tema segurança do trabalho, é imprescindível a missão de qualquer empresa atuar diretamente com o ser humano e sua imprevisibilidade. Para tanto, conhecimento, educação e comunicação foram uma tríade e são fatores essenciais em qualquer interelação. Assim, a empresa deve criar condições para que os trabalhadores sejam estimulados a reconhecer melhor o seu ambiente e melhorarem a capacidade de julgamento.
Percebe-se, em muitas organizações, a necessidade de acompanhar ou até mesmo de monitorar o aprendizado de seus trabalhadores, ou seja, o quanto do aprendizado foi ou está sendo aplicado nas atividades do dia a dia do trabalhador. Este esforço passa pelo entendimento e aplicação de alguns conceitos envolvendo Disciplina Operacional e de Responsabilidade de Linha que, normalmente, são todos oriundos da atitude e do comportamento por parte das lideranças e seus trabalhadores. Assim, os aspectos ligados à segurança e à saúde do trabalhador não devem ocorrer de forma tardia.
Desta forma, o direcionamento para este tema deve fazer parte do desenvolvimento educacional e o seu consequente desempenho profissional. Assim, uma empresa pode assumir verdadeiramente o papel de prevenção em um ambiente de trabalho.
As categorias da construção civil, olarias, serrarias e pedreiras estão em negociação junto com os respectivos sindicatos patronais para a data base de maio de 2013.














