Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Em 2017 contamos a história de Samanta Heinen, moradora de Santa Cruz que sonhava em conquistar o título de Miss Rio Grande do Sul Plus Size. Naquele ano ela ficou entre as finalistas, mas não levou o título. Participando desde 2015 do concurso que é uma produção de Nanda Martinez para todas as mulheres com manequim acima de 44, o sonho ainda fazia parte do imaginário de Samanta que mais uma vez em 2019 foi em busca da realização. Contando com o apoio da mãe, do namorado e dos avós, além do apoio das lojas Divas Plus e Beth Noivas, Samanta natural de General Câmara, formada em Ciências Contábeis, com seus 26 anos participou da etapa final do concurso nos dias 4 e 5 de outubro, em Porto Alegre representando Santa Cruz do Sul. Na noite do sábado foi anunciada como a Miss Rio Grande do Sul Plus Size 2020, garantindo uma vaga no concurso de Miss Plus Size Nacional que acontece em novembro de 2020.
Para Samanta o que a motivou a continuar foi a realização do sonho de ser Miss e principalmente porque com a participação e a conquista do título ela quer incentivar outras mulheres a participarem. “Eu vejo essa competição e esse título, como uma forma de divulgar a beleza plus. Muitas vezes as mulheres que vestem os manequins maiores têm vergonha de sair de casa, de fazer fotos, de usar uma roupa que acham bonita por vergonha do corpo e do que as outras pessoas vão achar. Quero mostrar que elas também podem, que elas têm condições e que elas podem usar aquela roupa entre outras coisas, e que não precisam ter vergonha”, explicou.

Sobre a conquista, a Miss confessa que ainda está sem palavras para descrever. “Além da realização de um sonho é a valorização da mulher, da mulher da forma como ela é. A valorização de tudo o que eu acredito e que eu ainda tenho por fazer. Porque acho que agora eu tenho uma obrigação moral de levar o nome do concurso, o nome do título e principalmente trazer outras mulheres. Quero fazer trabalhos voltados para o público plus, para as mulheres reais, acho que é minha obrigação enquanto Miss”, destacou. Ela também lembrou de uma frase quando seu nome foi anunciado “não é no nosso tempo, é no tempo de Deus”, isso a fez entender o porque não venceu nas outras duas vezes em que participou e inclusive salientou que esse realmente era o momento porque está mais preparada para poder ajudar outras pessoas como pretende.
A Miss garantiu que esse título para Santa Cruz do Sul representa a beleza da mulher daqui e acredita que a cidade ainda tem muito para apresentar no sentido de concursos de beleza Plus Size. “O que eu gostaria é de fazer uma seletiva para 2020 com mulheres aqui na região para que as que estão me parabenizando e reconhecendo que tive coragem através das redes sociais também possam fazer parte e para que não fiquem escondidas, porque elas também são bonitas e podem ser valorizadas”.
O concurso que elegeu Samanta tem como vice Miss Rio Grande do Sul Plus Size 2020, Amanda Weber, de Ibirubá e como Princesa do Rio Grande do Sul Plus Size 2020, Marina Martini Fontana, de Nova Bréscia. Neste ano, o concurso contou com 14 candidatas e iniciou na sexta-feira, 4 e no sábado foi apresentado o resultado. Foram três provas, o desfile de maiô, a entrevista com os jurados e o desfile com traje de gala. No Rio Grande do Sul, o Miss Rio Grande do Sul Plus Size ocorre desde 2012 e surgiu como uma forma de valorizar a beleza da mulher independente de seu peso.

O QUE TE FAZ A CABEÇA
Samanta também mantém o @oquetefazacabeça em que posta looks plus size para compartilhar com amigos e amigas. Já são mais de 4 mil seguidores que acompanham e incentivam a modelo. A página foi criada para que Samanta aceitasse seu corpo e fizesse com que outras pessoas pudessem ter contato com esse mundo plus size.














