Início Especiais A sorte de um Ano Novo

A sorte de um Ano Novo

A cor laranja est‡ em alta na virada, pois remete ao Sol, o planeta regente do pr—ximo ano

Sara Rohde
[email protected] 

Para muitas pessoas a virada do ano têm diversos significados e por isso grande parte acredita em simpatias. Entre as mais pedidas durante o Réveillon estão as cores das roupas e acessórios, há também superstições com alimentos como a uva e a lentilha. Quem vai à praia costuma pular as sete ondas ou tomar aquele banho de mar para limpar as más energias do ano que está passando. Cada qual tem o seu significado, mas o mais importante é saber respeitar a escolha de quem acredita nas tradições do Ano Novo. 
No horóscopo chinês, 2020 é o ano do rato de metal, ou seja, das cores azul (serenidade) e branco (transformação). A combinação da água (azul) com o metal (branco) permite prosperar, fluir e atrair sucesso de projetos profissionais. 
Outra cor em alta para a virada é laranja, a cor do planeta regente do próximo ano, o Sol. Um ano novo de sucesso, prosperidade e luz para quem ousar na escolha. 
Confira a abaixo as dicas mais pedidas e seus significados:

Cores

As cores não ficam de fora dos looks da virada de ano para a maioria das pessoas. Tem quem procura pelo verdadeiro amor e escolhe por usar a cor rosa, ou àquelas pessoas que procuram uma paixão ardente e optam pela vermelha. Já algumas estão mais ligadas ao dinheiro e escolhem a amarela ou a dourada a qual simbolizam a riqueza e a intuição. 

Branca: Uma cor tradicional na virada, pois remete a paz. E quem não quer ter mais paz no próximo ano? A cor representa ainda a harmonia, a pureza, calmaria e é indicada para renovar as energias.
Amarela e dourada: Como já mencionado acima são as cores da riqueza, dinheiro, as cores do ouro. Aliás, elas também remetem a sorte na vida profissional e simbolizam a alegria de viver. Trazem mais otimismo em nossas vidas sem falar que estimulam a criatividade e as atividades mensais. São as cores da concentração, sorte e disciplina. 
Rosa: A cor que atrai o amor. Muito escolhida para quem procura encontrar a companhia perfeita, o amor incondicional. A cor representa ainda o perdão, o afeto e a compreensão. Ótima cor para encontrar a alma gêmea. 
Vermelha: É a cor da paixão, entusiasmo e energia. Para quem tem vontade de atrair uma paixão em 2020, esta deve ser a cor do look. Além disso, projetos tendem a se criar com a cor vermelha. 
Laranja: A cor do ano e que atrai prosperidade, transmite entusiasmo e proporciona alegria para o próximo ano. É a cor do sucesso, empolgação, espontaneidade. A cor também intensifica as emoções.  
Azul: Para atrair harmonia e paz a cor escolhida é a azul. Uma cor que remete a serenidade, a calmaria e a tranquilidade, além de ofertar mais segurança. Use a cor azul também para ser mais criativo no próximo ano.
Verde: Esperança é a palavra da cor verde, que também trás abundância e equilíbrio. Verde remete a jovialidade e representa um novo começo. Um caminho de renovação. 
Violeta: A cor violeta é muito importante, pois ela representa a evolução espiritual, a serenidade, tranquilidade, sem falar que estimula a criatividade. 
Preta: A cor preta não é muito utilizada, mas ela tem o significado de conclusão, fechamento de ciclos. A cor remete ainda ao respeito à dignidade humana.   

Pulando as sete ondas 

A maioria das pessoas desconhece a origem desta tradição que na realidade é um ato de homenagem à orixá do mar e das águas, Iemanjá. Cerimônia próxima ao culto da Umbanda, uma das religiões afro-brasileiras. A própria roupa da cor branca remete a Umbanda que a utiliza em seus rituais. 
As palavras yèyé, omo e ejá significam Iemanjá, nome de origem Iorubá. Iemanjá é a rainha das águas, dos rios e dos mares, figura religiosa muito conhecida pela devoção dos pescadores. A protetora das águas também é responsável por trazer calma e tranquilidade ao Ori, nome utilizado nas religiões de matriz africana para se referir à cabeça de cada sujeito. Sendo assim é ela que cuida das pessoas que estão perturbadas ou passando por fortes emoções. 
Pular as sete ondas é uma prática Umbandista e de acordo com a tradição quem realizá-la receberá de Iemanjá purificação e forças para vencer os obstáculos do próximo ano. Além de o número sete representar Exu, filho da rainha do mar, a Umbanda entende que representa os sete sentidos da vida, ou os sete orixás: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá.

Na hora de pular as sete ondas o indicado é realizar as seguintes preces: 

1ª Onda – Pai Oxalá, eu te saúdo e agradeço pela imantação de Fé que mantém minha espiritualidade e religiosidade ativa nesta encarnação;
2ª Onda – Mãe Oxum, eu te saúdo e agradeço por sentir amor em meu coração, pela família e pelos amigos;
3ª Onda – Pai Oxóssi, eu te saúdo e reverencio vossa luz expansora em minha consciência que não aceita limitações e me mantém ativo na caça constante do meu crescimento intelectual, racional e consciencial;
4ª Onda – Pai Xangô, eu te saúdo e me curvo à vossa luz de Justiça e equilíbrio em meus atos;
5ª Onda – Pai Ogum, eu te saúdo e evoco a retidão que mantém minha caminhada ordenada na direção correta;
6ª Onda – Pai Obaluayê, eu te saúdo, silencio e agradeço pela saúde do meu corpo;
7ª Onda – Mãe Yemanjá, Divina Rainha, eu te saúdo, reverencio e agradeço pela vida.

Simpatias para 2020

Além das cores há também quem utiliza alimentos para atrair sorte no próximo ano. Um cardápio, que além da tradicional lentilha, pode contar com cores e mais sabores.

Saiba mais: 
Lentilha: O alimento remete ao dinheiro. A tradição diz que quem comer lentilha durante a virada do ano receberá fartura. E outro detalhe é que também traz sorte e abundância. O bom é comer antes e não esquecer de repetir também após a meia-noite;
Uva: Para a virada é necessário comer doze uvas, uma para cada batida do relógio. Para cada uva um pedido deve ser feito;
Romã: A fruta é muito utilizada nos finais de ano, pois representa abundância e fortuna. A dica é chupar de três a seis sementes, se concentrar, fazer um pedido e após guardar. Algumas tradições dizem que a fruta traz um bebê;
Champanhe: A champanhe não pode faltar em uma ceia de Réveillon. A bebida serve para brindar o próximo ano, pois remete a alegria.